Administração, Direito e Pedagogia são 'campeões de matrícula' em SP
Dados são de entidade que reúne universidades particulares. De 2000 a 2008, matrículas saltaram de 401,1 mil para 695,7 mil.
da redação
– 24% dos estudantes abandonam faculdade
Um em cada seis universitários de faculdade particular estudava Administração em 2008, segundo o último levantamento do Semesp, entidade que reúne faculdades privadas em São Paulo. Na sequência, Direito e Pedagogia aparecem como campeões de matrícula nas instituições privadas.
Foram 113,7 mil matrículas em Administração, 57,8 mil em Direito e 41,6 mil em Pedagogia. Juntas, as carreiras têm 30% do total de matriculados em faculdades particulares na Região Metropolitana de São Paulo, 695,7 mil alunos.
Os cursos não são necessariamente os mais cobiçados pelos estudantes – o que sugere que a escolha seja influenciada por fatores como preço de mensalidades e possibilidade de conciliar trabalho e estudo.
No vestibular da USP (Universidade de São Paulo), o curso mais procurado em 2008 foi Medicina, com quase 13 mil inscritos. Direito aparece na sequência, com 11 mil candidatos, à frente de Engenharia e Administração. Pedagogia não chega sequer à lista dos 15 mais procurados da Fuvest, vestibular da USP.
CRESCIMENTO
Desde que o levantamento começou a ser feito, em 2000, a região metropolitana de São Paulo viu o número de estudantes de universidades privadas crescer quase 73% – eram 401,1 mil naquele ano.
O número de estudantes em universidades públicas, apesar do crescimento no período, manteve-se bastante inferior: eram 44,6 mil no ano 2000 e chegou a 73,5 mil em 2008.
LEIA MAIS– Notícias de vestibular– Notícias de Enem
Leia mais:
Estudantes fazem simuladão ‘de olho’ no Prouni
Faculdade de graça em São Bernardo
Estudante sai de SP por falta de vaga, diz MEC
Fies, empréstimo para pagar mensalidades