Os alunos que se formariam em agosto deste ano foram dispensados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A medida foi tomada por conta da greve dos professores que irá atrasar a conclusão do semestre letivo, postergando também o término do curso desses alunos.
– Entenda o Enade passo a passo
– MEC publica portaria com mudanças na edição 2012 do Enade
Os alunos que já foram inscritos pelos coordenadores de curso deverão ter seus nomes removidos do sistema. Os coordenadores devem acessar o site do Enade para arrumar a situação. A inscrição no exame é responsabilidade das instituições de ensino. A lista dos inscritos já está disponível para consulta no site do Inep.
O exame é aplicado anualmente pelo Inep a estudantes concluintes e ingressantes de cursos superiores de universidades públicas e particulares. A cada ano, é avaliado um grupo específico de cursos de graduação. O objetivo é aferir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições. Aquelas que apresentam resultados insatisfatórios podem sofrer sanções do Ministério da Educação (MEC), como corte de vagas e até fechamento do curso.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem