Atualidades cobradas na Unesp e na Unicamp e que podem aparecer na Fuvest
O incêndio na catedral de Notre Dame apareceu nas duas provas. Veja outros temas bastante cotados para a Fuvest!
No próximo domingo (24), pelo menos uma etapa da cansativa jornada de vestibulares deste ano se encerrará. Sim, a gente sabe que não está nada fácil para quem já encarou Enem, Unesp e Unicamp, mas que tal assumir estas últimas provas como uma preparação para a primeira fase da Fuvest? Assim, você faz uma revisão para o vestibular da USP a partir do que foi cobrado nas primeiras fases das outras estaduais paulistas!
Apesar do estilo das provas, as competências exigidas e mesmo o grau de dificuldade mudar de um vestibular para outro, alguns temas costumam ser bastante recorrentes nas provas, principalmente quando se fala em atualidades. Afinal, as bancas dos vestibulares usam estes grandes acontecimentos recentes como gancho para abordar conteúdos das mais diversas disciplinas — ao mesmo tempo em que investigam se os candidatos estão de olho no que acontece ao redor do mundo.
Por isso, reunimos alguns temas em alta este ano que já apareceram nas primeiras fases da Unesp e da Unicamp na última semana. De quebra, acesse conteúdos já publicados sobre estes assuntos aqui no GUIA e esteja preparado caso eles voltem a aparecer no próximo domingo!
Incêndio na Catedral de Notre Dame
Este é um exemplo de como o mesmo assunto de atualidades pode ser cobrado de formas diferentes em mais de um vestibular. Enquanto a primeira fase da Unesp cobrou o acontecimento sob o viés de História da Arte, perguntando sobre a arquitetura da construção, a Unicamp usou como gancho para uma questão de química, que falava da temperatura de ebulição do chumbo. Veja:
Brexit
O Brexit é uma das grandes apostas para os vestibulares em termos de atualidades. Isso porque o processo de saída do Reino Unido da União Europeia é uma bela mistura de relações históricas e geopolíticas bastante conturbadas. Na primeira fase da Unicamp, o Brexit apareceu em uma questão interdisciplinar da prova de inglês. Para respondê-la, o candidato precisava não só dominar as competências do idioma, como entender o trocadilho no verbete que fazia alusão à demora da saída do Reino Unido.
Desmatamento e problemas ambientais
A devastação do meio ambiente, tema que ganhou destaque este ano com o crescimento das queimadas na Amazônia, apareceu de formas diferentes na Unesp e na Unicamp. No vestibular da universidade de Campinas, o desmatamento, os agrotóxicos e a crise climática apareceram em uma questão que falava sobre polinização. Os agrotóxicos também foram tema de uma das questões da Unesp, que em uma outra pergunta de inglês falou do processo de devastação do Cerrado.
Imigração
Surpreendentemente, a prova da Unesp abordou a questão imigratória a partir do contexto brasileiro. A partir de relatos de imigrantes bolivianos que vivem em São Paulo os candidatos deveriam fazer uma ponte com a questão trabalhista. Já a Unicamp tratou da imigração e xenofobia nos Estados Unidos. Veja as questões:
Movimento Antivacina
A volta de doenças erradicadas no Brasil e no mundo fez com que o movimento antivacina e a vacinação fossem temas bastantes cotados por professores para aparecer nos exames deste ano. E, claro, não deu outra. Na prova da Unicamp, o candidato deveria identificar a forma de transmissão da poliomielite.
A gente sabe que é muito assunto para absorver, ainda mais a menos de uma semana da prova. Por isso, anota aí nossa dica final: todos os episódios do podcast Atualidades do GUIA DO ESTUDANTE já estão disponíveis no Youtube! Lá, você ouvirá sobre conflitos do Oriente Médio, problemas ambientais, Brexit, Guerra Comercial entre EUA e China e muito mais. Não deixe de conferir 🙂