Aulas no campus da Praia Vermelha da UFRJ devem ser retomadas amanhã (6/04)
Unidade espera a chegada de contêineres hidráulicos para poder voltar com as atividades
Uma semana após o incêndio que destruiu parte do campus da Praia Vermelha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as aulas na instituição devem ser retomadas nesta quarta-feira (6/04). As atividades estavam previstas para voltar hoje, entretanto a medida não foi cumprida pois a unidade ainda espera a chegada de contêineres hidráulicos, que substituirão os banheiros da instituição, que foram interditados após ter sido identificado danos na caixa d’água.
Fonte: Agência UFRJ de Notícias da Praia Vermelha
Em nota, a reitoria disse que busca medidas para que o fornecimento de água volte à normalidade, como a construção de um castelo de água, a ser erguido nos fundos do Palácio Universitário, o que permitirá o fornecimento de água para o prédio, em um prazo de 30 a 60 dias.
Apesar de não ter os banheiros funcionando, funcionários da Escola de Comunicação (ECO), Faculdade de Educação (FE), Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), Instituto de Economia (IE), Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIbi) continuaram os trabalhos administrativo e de limpeza.
Danos do incêndio
De acordo com a UFRJ, um balanço dos prejuízos causados pelo incidente constatou que as principais perdas foram no FCC e na FE, com a destruição total da Capela de São Pedro de Alcântara e do Auditório Anísio Teixeira, onde era guardado provisoriamente o almoxarifado da FE-UFRJ.
Atas de reuniões, trabalhos de pós-graduação e pesquisa, entre outros documentos da Faculdade de Educação, reunidos em mais de 40 anos de existência da unidade, não foram completamente perdidos.
Segundo a universidade, os documentos foram atingidos pela água utilizada pelos bombeiros para apagar o incêndio, mas serão recuperados. Os documentos passarão por um processo de desumidificação.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem