O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação firmou na tarde da última segunda-feira (19) um acordo com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico para aumentar o número de estudantes de tecnologia com cursos de graduação ou doutorado na Alemanha. Ainda não foram definidas quantas bolsas serão oferecidas.
O convênio tem o objetivo de identificar as instituições que possam receber os brasileiros e oferecer apoio naquele país com cursos de língua inglesa ou alemão. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico também incentivará a realização de pesquisas nas universidades locais, com a participação de brasileiros.
A expectativa com acordo é que o número de estudantes brasileiros naquele país aumente consideravelmente a partir de 2012. Hoje, 2 mil alunos e pesquisadores frequentam universidades e institutos de pesquisa alemães.
Para estudar fora, você provavelmente vai precisar comprovar a sua proficiência na língua em que fará o curso. O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a tirar o certificado de Inglês! Conheça clicando aqui.
O projeto faz parte do programa Ciência sem Fronteiras, que prevê a oferta de 100 mil vagas de intercâmbio em vários países, até 2014. As bolsas serão preferencialmente de graduação, doutorado, pós-doutorado, doutorado sanduíche ou de estágio sênior nas áreas de tecnologia, fármacos e energia. O valor atual é 800 euros para graduação e 1,3 mil euros para doutorado.
*Com informações da Agência Brasil