O Brasil está em último lugar num ranking de 36 países que aponta o percentual da população entre 25 e 64 anos que tem diploma universitário.
O levantamento é do pesquisador Ernesto Faria, a partir de um relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Dados de 2008 apontam que apenas 11% dos brasileiros entre 25 e 64 anos têm diploma universitário. A média dos 36 países é de 28%. O Chile, por exemplo, tem 24% da população com diploma. A Rússia, 54%.
O atual Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece como meta até 2020 ter 33% da população entre 18 e 24 anos matriculada no ensino superior. Atualmente, somente 17% estão matriculados.
– Salário e formação de professores serão as principais metas do novo Plano Nacional de Educação
A professora Elizabeth Balbachevsky, da Universidade de São Paulo (USP), acredita que a atual situação é reflexo de problemas no ensino médio. No Brasil menos da metade dos jovens entre 15 e 17 anos estão no ensino médio. A questão financeira também é um problema: como 75% das vagas de ensino superior no país são de instituições privadas, muitos não têm condições de pagar e o acesso fica restrito.
"A história nos mostra que a Europa e outras nações como os Estados Unidos e, mais recentemente, os países asiáticos avançaram porque apostaram decididamente na educação. O Brasil decidiu isso nos últimos anos e agora trabalha para saldar essa dívida", diz a pesquisadora.
*com informações da Agência Brasil
LEIA TAMBÉM– Notícias de vestibular e Enem