Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Como escolher uma universidade usando rankings e avaliações

Aprenda a usar os indicadores do Ministério da Educação e a Avaliação do Guia do Estudante para encontrar uma instituição de qualidade

Por Lisandra Matias
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h28 - Publicado em 15 dez 2016, 16h31

 

Claro que quase todo mundo quer estudar numa universidade pública. Além de ser gratuita, em geral, elas são as que oferecem os melhores cursos.

Mas se não rolou de você entrar numa instituição federal ou estadual ou está em dúvida entre duas ou mais faculdades, faça aqui esse tira-teima para ver qual delas leva a melhor.

 

Veja se o curso da instituição ou das instituições que você tem interesse recebeu estrelas da Avaliação do Guia do Estudante de 2016. Três estrelas significa bom; quatro, muito bom; e cinco, excelente.

Você confere isso digitando o nome do curso na busca (a lupa na tarja superior azul) e depois filtrando “por localização”, “por tipo de instituição” (privada, por exemplo) e “por melhores avaliados pelo GE” (clique em 3, 4 ou 5 estrelas).

Continua após a publicidade

A Avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita com mais de 8 mil professores e coordenadores de curso de todo o país. Eles emitem conceitos que permitem classificar as graduações em boas, muito boas e excelentes.

 

Aqui você pode fazer  três checagens: descobrir o conceito (nota) geral da instituição (IGC), o conceito específico do curso (CPC) e nota dos estudantes no Enade.

Todos eles variam de 1 (menor valor)  a 5 (maior valor).

Continua após a publicidade

Para consultar os três, o caminho é o mesmo:

IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) mostra a qualidade da instituição como um todo. Ele é uma média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e de pós-gradução (mestrado e doutorado).

No arquivo, localize a instituição que está pesquisando e consulte o conceito na última coluna (IGC faixa).

Continua após a publicidade

CPC

O Conceito Preliminar de Curso é uma espécie de raio-X dos cursos de graduação, pois considera vários indicadores de qualidade, como o desempenho dos estudantes no Enade, a titulação e o regime de trabalho dos professores (se são mestre ou doutores e se têm dedicação integral) e percepção dos alunos quanto à infraestrutura do curso e a qualidade da formação que recebem.

 Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes mostra a qualidade do curso por meio do desempenho de seus estudantes. A prova é aplicada anualmente aos alunos que estão concluindo o curso.

Quanto ao CPC e ao Enade, primeiro você deve saber qual é o grupo ao qual pertence o curso que está procurando para ver qual é o ano do arquivo que deve baixar (pois eles são divididos em três áreas e cada área é avaliada em um ano):

2012: Cursos que conferem diploma de bacharel em: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Turismo; que conferem diploma de tecnólogo em: Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing; Processos Gerenciais.

Continua após a publicidade

2013: Cursos que conferem diploma de bacharel em: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia; que conferem diploma de tecnólogo em: Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

2014: cursos que: conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; e Engenharia.

Aí é só localizar o curso e a instituição e ver o conceito nas últimas colunas (CPC faixa e Conceito Enade faixa).

Observação: Algumas instituições ou cursos podem não ter disponível o CPC. Isso ocorre, em geral, quando faltou um dos componentes para calcular o indicador. O Enade, por exemplo, não é obrigatório para as universidades estaduais, como é o caso da USP.

Publicidade

Publicidade
Como escolher uma universidade usando rankings e avaliações
Mundo do Trabalho, Universidades
Como escolher uma universidade usando rankings e avaliações
Aprenda a usar os indicadores do Ministério da Educação e a Avaliação do Guia do Estudante para encontrar uma instituição de qualidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.