Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Como vai funcionar o Enamed, e por que ele é diferente do ‘OAB da Medicina’

Nova avaliação anunciada pelo MEC será aplicada pela primeira vez este ano e poderá ser usada para ingresso na residência médica

Por Redação
Atualizado em 24 abr 2025, 12h23 - Publicado em 24 abr 2025, 12h22
avaliação medicos enamed
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Os resultados do Enade 2023, divulgados na última semana pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), acenderam um alerta sobre os cursos de Medicina do país. Das 309 graduações avaliadas, 20% não atingiram resultados satisfatórios, uma piora de 7% em relação à avaliação anterior. Apenas 6 cursos de Medicina do país alcançaram a nota máxima. Neste cenário, o MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quarta-feira (23) a criação do Enamed, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica.

A ideia é que a prova funcione como o Enade, porém específico para os cursos de Medicina. Atualmente, o Exame Nacional de Desempenho Estudantil é composto por 40 questões, independentemente do curso avaliado. Já o Enamed terá 100 questões, contemplando todas as áreas de referência da matriz curricular de Medicina.

A frequência também muda: o novo exame será realizado todos os anos com os concluintes do curso, e não mais a cada três anos como ocorre com o Enade. A primeira edição está prevista para outubro deste ano.

Enamed + Enare

Com a criação do Enamed, uma outra avaliação também será impactada, o Enare (Exame Nacional de Residência). Aplicada atualmente pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Esberh), a prova é um dos principais caminhos para ingresso na residência médica em todo o país. No ano passado foram ofertadas 8,8 mil vagas.

Com a nova política do MEC, os resultados do Enamed poderão ser utilizados no âmbito do Enare, dispensando a necessidade de uma segunda prova e otimizando a entrada na residência. Essa também é uma forma de incentivar a participação e empenho dos estudantes na avaliação.

Continua após a publicidade

+ Medicina: quais especialidades pagam melhor (e quais pagam menos)?

O estudante terá que pagar?

Depende. Os estudantes do último ano que não pretendem utilizar a nota do exame para ingresso na residência médica estão isentos do pagamento.

Já aqueles que optarem pela unificação entre Enamed e Enare – incluindo os médicos já formados que se inscreverem no exame – terão que pagar uma taxa.

Continua após a publicidade

Por que ele é diferente da ‘OAB da Medicina’, discutida no Congresso?

Antes mesmo do anúncio da nova política pelo MEC, uma outra avaliação voltada aos médicos recém-formados já estava em discussão no Congresso. O ENPM (Exame Nacional de Proficiência em Medicina), apelidado de ‘OAB da Medicina’, é defendido por parte dos congressistas e pelo CFM, o Conselho Federal de Medicina.

A ideia é que a prova de proficiência funcione de maneira similar ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil, medindo os conhecimentos destes médicos e conferindo ou não a autorização para que atuem na área. Ou seja, caso o exame seja implementado, quem não tiver resultado satisfatório não poderá atuar como médico.

+ Veja mais detalhes sobre o ‘OAB da Medicina’

Continua após a publicidade

A proposta é diferente do Enamed, já que o exame do MEC tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos e os conhecimentos dos recém-formados, mas não impedirá o exercício da profissão.

Alcindo Cerci, conselheiro federal e coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, afirmou em entrevista ao jornal O Globo nesta quarta-feira (23) que o ENPM e o Enamed podem coexistir. “O trabalho do MEC é avaliar, abrir e fechar cursos de Medicina. O nosso é dar o registro para o profissional poder atuar. São dois objetivos diferentes que são contemplados cada um por uma prova”, analisa.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Como vai funcionar o Enamed, e por que ele é diferente do ‘OAB da Medicina’
Universidades
Como vai funcionar o Enamed, e por que ele é diferente do ‘OAB da Medicina’
Nova avaliação anunciada pelo MEC será aplicada pela primeira vez este ano e poderá ser usada para ingresso na residência médica

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

descricao tela de bloqueio anual

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup