Competição de empreendedorismo social do MIT dá US$ 725 mil em prêmios
Concurso busca soluções para desafios globais. Inscrições até 1º/7
Interessados em trabalhar com impacto social – e solucionar problemas que afetam populações do mundo todo – podem se inscrever até 1º/7 no MIT Solve Global Challenges. A competição do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) reunirá mais de 500 líderes globais para a Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, em Nova York.
O encontro em Nova York serve como etapa final da competição do MIT, para selecionar as soluções a serem trabalhadas pela iniciativa. Os jovens escolhidos, nessa etapa, também têm acesso a uma rede ampla de líderes, recebem mentoria individual, participam de eventos e desenvolvem seu projeto em um espaço no campus do MIT. Além disso, receberão US$ 10 mil em fundos para a sua ideia, além de acesso a mais recursos financeiros do MIT.
Vale lembrar que qualquer pessoa interessada em empreendedorismo social, a partir de 13 anos, pode se inscrever. Podem se inscrever também grupos ou organizações, mesmo que tenham uma ideia em fase inicial ou um projeto piloto a postos. A única determinação da competição do MIT é de que as ideias enviadas tenham como componente-chave alguma tecnologia.
Como participar da competição do MIT
Inicialmente, os jovens interessados devem submeter suas ideias pelo site da iniciativa, de acordo com a categoria em que a solução se encaixa. São, ao todo, quatro desafios:
#1 Como cidadãos e comunidades podem criar e melhorar inclusão social e o compartilhamento da prosperidade?
#2 Como permitir que todas as criaças de até cinco anos desenvolvam o pensamento crítico e as habilidades cognitivas de que precisam para desenvolver todo seu potencial?
#3 Como podemos criar e consumir bens que sejam renováveis, reparáveis, reutilizáveis e recicláveis?
#4 Como moradores urbanos podem desenhar e viver em ambientes que promovem o bem-estar físico e mental?
As ideias devem ser enviadas até o dia 1º de julho. Depois de avaliadas, as propostas são selecionadas para a fase final em Nova York. Como critérios de seleção, serão analisados o potencial de impacto, a possibilidade de escalar a solução proposta e o nível de inovação.
Para saber mais sobre a competição do MIT e fazer a inscrição, basta acessar o site do programa.
Este texto foi originalmente publicado no Estudar Fora, portal sobre estudos no exterior da Fundação Estudar.