Comvest divulga respostas esperadas na segunda fase da Unicamp 2023
Confira o que a banca esperava dos candidatos que fizeram a segunda fase do vestibular, incluindo os caminhos possíveis na redação
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulgou, nesta quinta-feira (15), quais eram as respostas esperadas pela banca para as questões da segunda fase do vestibular 2023. Além disso, também explicou quais caminhos os candidatos poderiam seguir em cada uma das propostas de redação.
+ Racismo e armamento foram temas de redação da Unicamp 2023
A segunda fase da Unicamp 2023 foi realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, e contou com questões divididas entre Língua Portuguesa e Literatura, Inglês e Ciências da Natureza, no primeiro dia, e Ciências Humanas e Exatas, no segundo.
Competência leitora e conhecimento das obras obrigatórias
A primeira questão de Língua Portuguesa da segunda fase apresentava aos candidatos três textos de apoio: o quadro Independência ou Morte, pintado por Pedro Américo, um depoimento da cartunista Laerte e, por fim, um de seus desenhos, uma charge que referencia a pintura de Pedro Américo.
A questão – considerada uma das mais difíceis da segunda fase por professores – pedia então aos candidatos que explicasse porque a charge de Laerte era uma releitura de Independência ou Morte. Na letra B, era necessário transcrever o trecho do depoimento da cartunista que refletia seu sentimento em relação à obra de arte e explicar como esse sentimento se refletia na charge/releitura.
Segundo a Comvest, “A charge da Laerte pode ser considerada uma releitura de “Independência ou Morte” por explorar o conteúdo do quadro de Pedro Américo, preservando os seus elementos originais e, ao mesmo, fazendo alterações para manifestar um novo olhar sobre esse conteúdo”. A banca elucida em seguida quais seriam esses elementos ressignificados.
Já na alternativa B, esperava-se que os candidatos transcrevessem o trecho: “Daí pra frente não consigo pensar no quadro sem lembrar as tecnologias que tanto me desorientam”.
Também é possível verificar a importância dada pela Unicamp às chamadas “questões de verificação de leitura” das obras obrigatórias. Na pergunta sobre “O Ateneu”, de Raul Pompéia, o candidato deveria relacionar o trecho selecionado pela banca com o episódio central do desfecho do enredo – que só saberia quem estudou previamente o livro.
Confira a resolução completa dessa e de outras questões no documento disponibilizado pela Comvest.
Redação
A prova de redação trouxe duas propostas de redação, como é de praxe deste vestibular. Na Proposta 1, os estudantes deveriam simular ser alguém que há um ano sofreu a perda de uma amiga de escola, vítima de um disparo acidental por arma de fogo de um colecionador. Já na proposta 2, deveriam assumir o papel de um/a estudante do terceiro ano do ensino médio, cujo colégio lançou um projeto de educação antirracista.
Para entender quais caminhos os candidatos poderiam ter seguido em cada uma das propostas, que este ano pediam os gêneros “texto de convocação” e “depoimento”, clique aqui.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.