Conselho de Graduação da USP não aprova mudanças no vestibular
Propostas serão reavaliadas em nova reunião daqui a 15 dias
Nesta quinta-feira (28), o Conselho de Graduação (CoG) da Universidade de São Paulo (USP) reuniu-se mais uma vez para discutir possíveis mudanças no processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Entretanto, como ocorreu na reunião de março, as propostas foram retiradas da pauta de votação do Conselho.
– Primeira fase da Fuvest será realizada em 27 de novembro
O assunto deve voltar a ser discutido em um novo encontro do CoG, que será realizado daqui a 15 dias. Até lá, o grupo de trabalho nomeado pela pró-reitoria de graduação da USP, Telma Zornque, que formulou as propostas, fará novas simulações do impacto das medidas e tentará convencer a todos sobre a importância das alterações.
Entre as propostas de mudança, o grupo quer reconsiderar a nota da primeira fase da Fuvest com o mesmo peso das provas da segunda etapa. O grupo também sugere a elevação da nota mínima da primeira fase, de 22 para 27 pontos; a diminuição de 20 para 16 o número de questões da prova do segundo dia da segunda fase; a intenção de chamar entre dois e três alunos por vaga para essa etapa, hoje são chamados três vestibulandos para cada vaga; e a possibilidade de escolha de uma nova opção de curso após a terceira lista de chamada.
A discussão sobre alterações na Fuvest acontece apenas dois anos depois da USP modificar a estrutura do seu vestibular. O “novo” modelo, que tinha como principal objetivo uma formação mais genérica dos candidatos, foi colocado em cheque após ser considerado ineficaz em análises feitas com base no desempenho dos estudantes.
*Com informações de O Estado de S.Paulo
VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem