O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi considerado de dificuldade moderada pelos estudantes. Neste sábado, os alunos resolveram 90 questões correspondentes às provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Assuntos como a crise econômica, refugiados e a atuação do Estado Islâmico foram destaque da parte de Ciências Humanas. Para Julie Yu, 17, as questões exigiam conhecimentos mais generalistas, sendo mais focadas na interpretação de texto. A estudante, que já havia prestado a prova como treineira no ano passado, pretende utilizar a nota do Enem para conseguir uma vaga em Psicologia ou Ciências Sociais.
Célio Tasinafo, diretor pedagógico do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, em Campinas, destaca o peso dado para as disciplinas de Filosofia e Sociologia. Para o professor, os assuntos cobravam dos alunos também certa familiaridade com termos e conceitos mais específicos das matérias. Tal característica, menos presente em edições anteriores, conflita com a recente proposta de reforma na grade curricular do ensino médio que torna as disciplinas facultativas.
Opinião dos estudantes
Para os estudantes, no entanto, as questões da prova de Ciências da Natureza, possuíam enunciados mais complicados. Leonardo Silva, 19, que fez a prova pela primeira vez, diz ter tido mais dificuldade com as questões de química, tida como a matéria mais exigente também por Patrick William, 20, e Carolina Fernandes, 19, que quer uma vaga para Psicologia.
De acordo com Célio Tasinafo, a prova manteve o padrão apresentado nos últimos anos, com predominância dos temas ligados a energia e ecologia. Para o professor, os temas foram apresentados com pouca contextualização, em questões que cobravam mais diretamente os conteúdos das disciplinas sem aproximar tanto da realidade dos alunos.
Primeiro candidato a deixar o campus da Uninove na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, Lucas Nogueira, 17, diz que a prova, no geral, estava bem tranquila. O estudante, que quer cursar Gastronomia, afirma estar mais preocupado com a prova de redação, que acontece neste domingo. Júlio José, 17, que pretende utilizar a nota do Enem para uma vaga em engenharia na UFRJ, destaca a evolução do exame. Para o estudante, a prova apresentou boa melhora na elaboração das questões, e estava mais difícil que a do ano passado.
As provas de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação fecham o Enem neste domingo. Candidatos terão 5h30 para resolver 90 questões e escrever uma dissertação. O gabarito oficial será divulgado na próxima quarta-feira, 9 de novembro.
Assista aos comentários dos professores do curso e colégio Poliedro
Cobertura especial GE
O GUIA DO ESTUDANTE, em parceria com o Colégio e Curso Poliedro, fará uma cobertura especial nos dois dias de prova: reportagens, fotos, transmissões e correção exclusiva ao vivo. Fique atento ao site e à página do Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat (@guiadoestudante)!