Neste domingo (18), começa a segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2012. Antes do início da prova, no prédio da Unip Campus Marques de São Vicente, o clima parece ser de tranquilidade. Para fugir do sol, centenas de estudantes esperam embaixo das árvores o momento de entrar no prédio. A calmaria é tanta que nas rodas de conversas nem sinal de vestibular. O jogo do Santos pela final de mundial de clubes que ocorreu nesta manhã e as baladas parecem ser temas mais interessantes.
Mesmo aqueles que falam sobre a prova não aparentam nervosismo. Como é o caso do estudante Leonardo Baron, 19, que está fazendo vestibular para Arquitetura. “Até que não estou nervoso, essa é a minha sexta prova”, diz. Para Leonardo, a prova de hoje não será difícil. “Estou confiante. Esta não é das provas mais complicadas”.
Essa é a mesma opinião de Marina Teixeira, 17, que está prestando Biologia Marinha. “Estou com frio na barriga, mas é normal. Daqui a pouco passa. Vi a segunda fase da prova dos anos anteriores e não achei difícil. Espero que mantenha o nível”, comenta. Para a estudante Júlia Boal, 19, que está tentando uma vaga em Psicologia, o mais difícil será a prova de física. “Acho que essa segunda fase será fase. O vestibular da Unesp não é difícil. Meu problema serão as questões de Física”.