Entre 10 e 13 de outubro, cerca de 15 mil estudantes universitários dos 23 campi da Universidade Estadual Paulista (Unesp) participaram do InterUnesp 2010, anunciado como o maior evento esportivo e cultural do Brasil, que aconteceu em Araraquara, no interior de São Paulo. Realizado todos os anos pelas Atléticas das faculdades da Unesp, este ano o evento ficou marcado pela prática de bullying cometida por alguns dos estudante presentes no evento.
Um grupo de alunos de diferentes campi da universidade organizou uma “competição” um tanto agressiva, batizada de “Rodeio das Gordas”, cujo objetivo era agarrar mulheres, de preferência as mais gordas, e tentar simular um rodeio. Ganhava que ficasse o maior tempo possível em cima da pessoa, conforme apurou a matéria publicada nesta quarta-feira (27/10) no jornal Folha de S.Paulo.
– Casal homossexual é agredido em festa da USP
– CNJ lança cartilha sobre bullying
Em entrevista para o GUIA DO ESTUDANTE, Guilherme Fernandes Lourenço de Oliveira, presidente da Atlética XVI de Agosto, do campus de Assis, da Unesp, no interior de São Paulo, e estudante do 4º ano de Engenharia Biotecnológica, se diz indignado com o ocorrido. “Só soube o que aconteceu depois do InterUnesp, por uma movimentação que teve na faculdade. Houve uma grande indignação entre os estudantes do nosso campus, até porque nós da Atlética e toda a comunidade da Unesp somos totalmente contra qualquer tipo de preconceito e discriminação”, diz.
– Você pratica ou é vítima de bullying? Faça o teste
O campus de Assis acabou entrando no centro das atenções das agressões cometidas no evento da universidade, por ter sido indicado como o local onde o mentor da “competição” estudaria. Mas, Guilherme de Oliveira acredita ser precipitado julgar alguém. “Acredito que algumas informações estão sendo publicadas de forma precipitada. Ainda não é possível afirmar com certeza quem começou e quem participou das agressões” afirma o presidente da Atlética.
Mesmo não tendo a confirmação do local onde os agressores estudam, a diretoria do campus de Assis já se pronunciou sobre a abertura de um processo disciplinar para investigar o caso. “Elaboramos uma nota oficial sobre a instauração de um processo disciplinar para que seja apurado o caso e para tomar as medidas cabíveis contra as agressões. Apesar de não sabermos onde esses alunos estudam, há indícios de que eles sejam daqui do campus de Assis, por isso resolvemos abrir essa investigação”, diz o professor Ivan Esperança Rocha, vice-diretor da Faculdade de Ciências de Letras, do campus de Assis.
Veja os comentários de estudantes da universidade sobre as agressões cometidas no InterUneso 2010 na comunidade do Orkut da Unesp.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem