Future-se: projeto do MEC está aberto à consulta pública
O projeto propõe a entrada da iniciativa privada nas universidades federais e a redução da participação do governo
Na quarta-feira passada (17) o Ministério da Educação (MEC) apresentou seu novo plano, o Future-se, para financiamento das universidades federais no Brasil e, desde então, eles está aberto à consulta pública na internet.
Para opinar sobre a proposta, é preciso criar um login com nome e-mail e CPF no site da consulta e, em seguida, uma mensagem será enviada para o e-mail registrado solicitando a criação de uma senha.
Depois de logar com a senha, é necessário preencher um formulário indicando cidade, faixa etária, ocupação e nível de escolaridade. Ao longo da consulta, é possível opinar se a proposta do Future-se está clara e há alguns campos para resposta por escrito.
O Future-se prevê a diminuição da participação do Estado nessas instituições e a facilitação da entrada de empresas privadas, compartilhando a gestão de espaços físicos das universidades, cedendo o direito de nome de campi e prédios à “doadores”, criando fundos patrimoniais e outros.
Segundo um balanço feito pelo G1, a consulta, que fica aberta até o dia 15 de agosto, já recebeu mais de 5 mil comentários.