A Fuvest, fundação responsável pelo vestibular da USP, abriu a partir das 12h desta segunda (12) o período de inscrições para a edição 2020 do exame.
A taxa deste ano custará R$ 182, mais cara que a dos anos anteriores (R$ 170). Os candidatos que solicitaram a isenção da taxa entre os dias 19/6 e 12/7 e que forem contemplados não precisarão pagar esse valor, mas também precisam efetuar a inscrição. As inscrições estarão abertas até 20/9 e devem ser feitas pela internet, no site da Fuvest.
A primeira fase da prova está marcada para o dia 24/11, um domingo, e a segunda fase acontecerá nos dias 5 e 6/1 do ano que vem. Essa é a segunda edição que a Fuvest aplica a segunda fase em dois dias, e não mais em três. A Unicamp começa a seguir o mesmo modelo esse ano.
Uma outra novidade desta edição é o aumento da reserva de vagas para estudantes vindos de escola pública: esse ano serão reservadas 45% das vagas de cada curso (5% a mais do que no ano passado), além das ofertadas no Sisu. No total, das 8.317 vagas oferecidas, 2.893 serão destinadas a algum tipo de cota.
No momento da inscrição, os candidatos portadores de alguma deficiência precisam informá-la para que recebam atendimento especial no dia da prova. Para comprovar a necessidade, é preciso anexar um atestado médico.
Assim como já havia sido divulgado, a lista de obras obrigatórias teve duas alterações em relação à 2019: saíram Memórias Póstumas de Brás Cubas e Iracema e entraram Quincas Borba e os Poemas Escolhidos de Gregório de Matos. O GUIA lançou nos últimos meses a primeira temporada do podcast de literatura Marca Texto, que comenta todas as obras exigidas no vestibular 2020 da USP.
Para mais informações sobre o vestibular, acesse a íntegra do Manual do Candidato.