Fuvest: redação é coerente para tempo em que vivemos, dizem especialistas
Tema “De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?” foi elogiado por professores
Neste ano, a redação do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) trouxe o tema “De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?”.
Segundo a coordenadora de redação do Poliedro, Gabriela Carvalho, a proposta não surpreendeu. “A prova de redação seguiu o padrão da Fuvest de anos anteriores, trazendo à tona uma questão social atual e propondo sua análise a partir de um plano mais filosófico ou sociológico”.
Para Gabriela existe um forte fator político envolvido. “É esperado que a prova atue politicamente, no sentido de abrir caminho para discutir determinados assuntos. A Fuvest, por sua importância e alcance nacional, acaba dando validade para abordar determinado tema em sala de aula”.
Sérgio Paganim, supervisor de Linguagens do Anglo, afirma que a prova também tem um forte poder de estimular reflexão do candidato sobre sua própria existência. “A Fuvest costuma pegar um aspecto específico da realidade e propor sua aplicação em uma dissertação”.
A prova foi bastante elogiada entre os professores. A coletânea extensa foi um destaque nesta edição, segundo Gabriela. “Ela estava muito bem trabalhada, apresentando gêneros textuais diversos. Essa mistura é estimulante e produtiva”.
Outro ponto em comum com os exames de anos anteriores foi apresentar a proposta em forma de pergunta. Entretanto, com uma pequena diferença: o questionamento não era se o passado contribui ou não para o presente, mas de que forma isso se dá. Segundo Paganim, essa sutil mudança deixou o tema um pouco mais complexo.
“A formulação já parte do pressuposto que o passado contribui. O grande desafio foi conciliar as possibilidades de como isso pode ocorrer com os textos apresentados. Ou seja, o tema em si não era muito difícil, mas a forma como ele foi colocado dificulta o trabalho do candidato. O ‘de que maneira’ torna a discussão complexa e interfere no direcionamento do texto”.
O primeiro dia da segunda fase também apresentou questões que, segundo Paganim, conversavam com a proposta. “Tanto a questão sobre o patriarcado e o matriarcado, como a questão sobre ditadura, por exemplo, poderiam ajudar o candidato a desenvolver o tema”.
Esse fator reforça a orientação de muitos professores sobre a estratégia de ler a proposta de redação, começar os exercícios e voltar para a redigir a dissertação posteriormente.
“É possível fazer um bom aproveitamento desse repertório que aparece de maneira mais sutil. Após uma análise da prova como um todo, o candidato pode se sentir mais preparado para abordar o assunto proposto. É uma forma de refletir mais a partir de diferentes aspectos”, aponta o professor.
Para ambos, o tema é de extrema importância no mundo contemporâneo e a proposta busca analisar a capacidade crítica do candidato, mas, ao mesmo tempo, exige a leitura atenta da coletânea.
“O tema está muito ligado ao incêndio do Museu Nacional e ao momento social atual, no qual opiniões, posicionamentos políticos e ideologias são, muitas vezes, colocados acima de fatos históricos”, afirma Paganim.
“Foi uma proposta típica e coerente com o contexto social atual”, completa Gabriela.
Vagas
No total, a Fuvest oferecerá 8.365 vagas para a graduação em 2019, das quais 6.134 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência, 1.475 serão para candidatos de escola pública (EP) e 756 para a Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).
Mudanças
As provas foram aplicadas em duas etapas. A primeira fase, constituída de 90 questões objetivas sobre as disciplinas obrigatórias do ensino médio, ocorreu em 25 de novembro.
Já a segunda fase, que teve a diminuição de três para dois dias de provas, foi aplicada em 6 e 7 de janeiro de 2019.
No primeiro dia da segunda fase, os candidatos enfrentaram as questões de português e redação, que permanecem iguais aos vestibulares anteriores. No entanto, no segundo dia foram cobradas disciplinas específicas (ou seja, aquelas exigidas pela carreira escolhida), cuja quantidade aumentou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade.
Calendário
24/01/19 | Divulgação da lista dos aprovados em primeira chamada |
06/02/19 | Divulgação dos resultados dos “treineiros” |
01/02/19 | Lista da segunda chamada |
08/02/19 | Lista da terceira chamada |
15/02/19 | Lista da quarta chamada |
22/02/19 | Lista da quinta chamada |
27 e 28/02/19 | Manifestação de interesse na lista de espera |
07, 12, 15 e 20/03 | Convocações da lista de espera |