Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Governo anuncia mais 100 mil bolsas no Ciência sem Fronteiras

Oferta faz parte da segunda fase do programa

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h54 - Publicado em 26 jun 2014, 14h31

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (25) a segunda fase do programa Ciência sem Fronteiras. Entre as novidades estão a oferta de mais 100 mil bolsas entre 2015 a 2018 e a priorização a premiados nas olimpíadas de matemática, física e química de escolas públicas.

Além disso, também serão lançados programas específicos que envolvam ex-bolsistas do programa. Terão prioridade para as bolsas de pós-graduação, por exemplo, os ex-bolsistas que forem aceitos em instituições de excelência para pesquisa nas áreas do programa.

>> Clique para saber como fazer intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras

Governo anuncia mais 100 mil bolsas no Ciência sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras oferece bolsas, prioritariamente, nas áreas de ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e da saúde. O objetivo do programa é promover a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores. Para participar, é preciso tirar no mínimo 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de ter proficiência em uma segunda língua.

Balanço

O ministro da Educação, Henrique Paim, apresentou um balanço e disse que, do total de bolsas ofertadas, 52% são nos diferentes ramos de engenharia. "É um avanço para o país, que muitas vezes não consegue avançar nessas áreas". Já as áreas que englobam a biologia, ciências biomédicas e saúde agregam 18% das concessões; ciências exatas e da terra somam 8%; computação e tecnologias da informação, 6%; produção agrícola sustentável, 4%; seguidas por fármacos e biotecnologia, com 2% cada. Os cinco países que mais receberam estudantes brasileiros foram os Estados Unidos da América (32%), Reino Unido (11%), Canadá (8%), França (8%) e Alemanha (7%).

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O programa, lançado em 2011, tinha por meta a concessão de 101 mil bolsas – 75 mil bancadas pelo setor público e 26 mil por empresas privadas. Até o momento, foram efetivadas 83.184 bolsas. De acordo com a presidente, a meta será alcançada com as chamadas a serem lançadas em setembro deste ano. Foram assinadas mais 5,2 mil bolsas por empresas, das quais 5 mil foram pela Petrobras.

Com informações do Ministério da Educação (MEC) e da Agência Brasil 
 

 

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade

Governo anuncia mais 100 mil bolsas no Ciência sem Fronteiras
Universidades
Governo anuncia mais 100 mil bolsas no Ciência sem Fronteiras
Oferta faz parte da segunda fase do programa

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.