Foi lançado, nesta quarta-feira (17), um site que reúne vagas de estágio e emprego para bolsistas e ex-bolsistas do programa Ciências sem Fronteiras. Durante o evento de lançamento, o governo apresentou o "Portal Estágios & Empregos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação", que terá parceria com empresas privadas para oferecer vagas. O objetivo é aproximar os estudantes do mercado de trabalho.
– Ciências sem Fronteiras exigirá nível menor de conhecimento em inglês
– MEC oferece 2 milhões de vagas para curso de inglês online
Os interessado em participar do portal poderão acessar seu pré-cadastro e fazer sua inscrição. Basta fazer o primeiro login no site com os dados do Currículo Lattes e assinalar o "Termo de Aceite" com interesse em participar do sistema. No portal, é possível encontrar um passo a passo, que ensina o estudante a se cadastrar no sistema.
Durante o evento também foi anunciada a criação do "Portal de Acompanhamento do Ciência sem Fronteiras", de acesso público. A ferramenta apresentará as principais informações sobre as bolsas já implementadas e oferecerá dados complementares sobre o programa, como quantidade de bolsas, países de destino dos bolsistas, instituição de origem, distribuição das bolsas por gênero, entre outros.
O governo aproveitou o evento para lançar uma nova modalidade de graduação, chamada de "Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior", que terá duas categorias: júnior (DEJ) e sênior (DES). Esaa bolsa será destinada ao apoio à participação de especialistas, tecnólogos e efetivo técnico-científico no desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior, através de estágios e cursos.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem