O Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro (IME-RJ) está com inscrições abertas para o seu vestibular 2019. Os interessados devem preencher a ficha pelo site até o dia 10 de agosto e desembolsar uma taxa de R$ 150. Pedidos de isenção serão recebidos até 20 de julho mediante comprovação de baixa renda.
Ao todo, são 98 vagas abertas, das quais uma parte é destinada a cotistas. A instituição tem vagas abertas em duas categorias distintas: a de Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Ativa) (74 vagas), para quem deseja continuar na carreira militar; e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Reserva) (24 vagas), para os que pretendem apenas cursar a graduação.
Em ambos os casos, ao fim do período básico, os estudantes podem optar pelas seguintes habilitações da engenharia: Civil, Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
O processo seletivo é composto por três formas de exames distintos: Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e o Exame de Aptidão Física (EAF). No caso do Exame Intelectual, ele é separado em duas fases, aplicadas entre outubro e novembro, e prevê questões de Português, Física, Química, Matemática e Inglês. Para mais informações, acesse o site.