Em seu programa semanal de rádio Café com a Presidente, a presidente Dilma Rousseff falou sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). De acordo com Dilma, desde 31 de janeiro, quando começaram as inscrições do programa, o Fies já contabilizou 34 mil inscritos e ainda há 29 mil processos em análise.
– Fies deverá ser ampliado para todo o ensino técnico
O número parece alto, mas, para a presidente, a quantidade de contratos foi avaliada como baixa, uma vez que o objetivo do Fies é promover a inclusão de milhões de jovens que não têm renda suficiente para pagar a faculdade.
– Entenda como funciona o Fies
Durante o programa, Dilma lembrou que o Fies passou por algumas mudanças que baixaram os juros, hoje eles são de 3,4%, e aumentaram o prazo para o início do pagamento, que foi estendido para um ano e meio após a formatura. O montante pode ser pago em um período que represente três vezes a duração do curso, mais 12 meses.
Também não há mais período para pedir o financiamento, podendo este ser feito em qualquer momento. Com todas essas mudanças, a presidente afirmou que só não faz um curso superior quem não quer.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem