Mais de 327,8 mil contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram firmados no primeiro semestre deste ano, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O número corresponde a quase 88% do total registrado em todo o ano anterior, 375,7 mil.
– Estudantes que querem contratar o Fies devem fazer o Enem
– Mais de 870 mil fazem faculdade com apoio do Fies, diz presidente Dilma
Do o ano de 2010 até o último mês de junho, de acordo com o MEC, mais de 933,9 mil contratos foram firmados. Em 2013, São Paulo foi o estado com o maior número de adesões, 104,5 mil, seguido por Minas Gerais (37,3 mil), a Bahia (21,5 mil) e o Rio de Janeiro (20,6 mil).
Direito é o curso mais procurado pelos estudantes. Desde 2010, mais de 92,3 mil pessoas contrataram o Fies para cursá-lo. Em seguida aparecem as graduações de Administração (50,4 mil), Enfermagem (43 mil) e Engenharia Civil (41,2 mil).
O que é o Fies
O Fies concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. O programa oferece cobertura até 100% do valor da mensalidade e juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.
– Veja como funciona o Fies passo a passo
Ele está disponível apenas a alunos com renda familiar mensal de no máximo 20 salários mínimos. A cobertura de 50% ou 100% dos encargos do curso é calculada de acordo com a renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Novos pedidos de financiamento podem ser apresentados em qualquer período do ano.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem