Uma portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial da União, instituiu o Programa Idiomas sem Fronteiras, destinado a alunos e professores que desejam melhorar a capacitação em determinado idioma. As línguas oferecidas são inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros.
Serão concedidas bolsas de estudo no exterior, mas apenas aos estudantes de licenciatura em Letras, de qualquer das línguas abrangidas. No entanto, as aulas presenciais dos idiomas, a ser ministradas nos pólos das universidades conveniadas, podem ser assistidas por alunos de qualquer graduação.
As instituições brasileiras que fizerem parte do programa passarão a ter um núcleo de línguas que ficará responsável pela gestão das bolsas (que serão concedidas a partir de editais específicos) e dos cursos presenciais nos idiomas específicos. De acordo com a portaria, o programa será vinculado ao Ciência sem Fronteiras. A iniciativa prevê a aplicação de testes de proficiência e nivelamento, cursos online e presenciais.
De acordo com o texto, poderão ser utilizadas as parcerias já previstas no Ciência sem Fronteiras e de outras políticas de acesso a universidades estrangeiras. Além disso, convênios e acordos poderão também ser firmados com órgãos públicos e privados.
O Inglês sem Fronteiras passará também a integrar o novo programa.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem