O número de alunos matriculados em cursos de graduação no ensino superior aumentou 110% na última década. Os dados são do Censo da Educação Superior 2010, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC).
O total de estudantes em busca do diploma atingiu 6.379.299, em 2.377 instituições de ensino superior e que oferecem 29.507 cursos. De 2009 para 2010, o número de matriculados aumentou 7%.
Segundo o ministério, um dos fatores que explicam o crescimento é o aumento da oferta de cursos à distância e tecnológicos. As regiões Norte e Nordeste foram as grandes responsáveis por impulsionarem esse crescimento. No Norte, houve um aumento de 148,3% desde 2001. Já no Nordeste, o aumento foi de 128,5%.
Em relação aos estudantes concluintes, o Censo mostrou que o crescimento não acompanhou o número de matriculados, ou seja, menos alunos conseguiram terminar os cursos.
Educação a Distância
De todas as matrículas de graduação no ensino superior no Brasil, 14,6% são de educação a distância (EAD). Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o crescimento da modalidade a distância só não é maior porque o governo está dando “um ritmo” para que a expansão não ocorra com prejuízo da qualidade.
Na avaliação do ministro, o percentual de matrículas na EAD no Brasil pode ser considerado baixo em relação a outros países em que a modalidade responde por mais da metade das matrículas.
LEIA TAMBÉM– Notícias de vestibular e Enem