A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) decidiu enfrentar a censura que o livro “O avesso da pele” vem sofrendo em estados brasileiros e o inclui na lista de leituras obrigatórias do vestibular. Jeferson Tenório figura agora ao lado de Gabriel García Márquez, Paulina Chiziane, Machado de Assis e outros grandes nomes da literatura abordados na prova.
A campanha contra o livro de Tenório começou justamente no Rio Grande do Sul, quando a diretora de uma escola publicou um vídeo nas redes sociais acusando a obra distribuída pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de usar linguagem inapropriada e de “baixo nível”.
Na esteira, as secretarias de educação do Paraná, Santa Catarina e Goiás mandaram recolher “O avesso da Pele” das escolas.
Neste outro texto, o GUIA DO ESTUDANTE explicou sobre o que realmente fala o livro.
A lista de obras obrigatórias da UFRGS
O romance de Jeferson Tenório já figurava na lista de leituras obrigatórias de um outro importante vestibular brasileiro, o do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Agora, passa a ser cobrado também para o ingresso na UFRGS.
Confira todas as obras cobradas:
- Niketche: uma história de poligamia – Paulina Chiziane
- O avesso da pele – Jeferson Tenório
- Mas em que mundo tu vive – José Falero
- Seleta de Canções de Lupicínio Rodrigues
- A terra dos mil povos – Kaká Werá
- Água funda – Ruth Guimarães
- Cem anos de Solidão – Gabriel García Márquez
- Um útero é do tamanho de um punho – Angélica Freitas
- Lisístrata – Aristófanes
- Várias histórias – Machado de Assis
- A falência – Júlia Lopes de Almeida
- Coral e outros poemas – Sophia de Mello Breyner Andresen
O avesso da pele
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.