Professores dão dicas na reta final para a Fuvest 2011
A uma semana do vestibular é hora de diminuir o ritmo de estudo e revisar somente o necessário
No próximo domingo (28) cerca de 132 mil estudantes realizarão o vestibular 2011 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Neste ano, os candidatos vão concorrer a 7.552 vagas em mais de 100 cursos da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Medicina da Santa Casa. Na reta final para um dos maiores vestibulares do Brasil, professores de cursinhos dão algumas dicas sobre o que fazer antes da prova.
– Saiba onde serão os locais de prova da primeira fase da Fuvest
"Se você estudou o ano inteiro, é hora de começar a relaxar. Não pare os estudos de uma vez só, vá diminuindo até chegar a um ponto, lá para a sexta-feira, que você não vai mais abrir o caderno", recomenda a professora e coordenadora do Cursinho da Poli, de São Paulo, Alessandra Venturi.
A mesma recomendação é feita pelo professor Alberto Francisco Nascimento, coordenador do cursinho pré-vestibular Anglo, também de São Paulo. "Para o aluno que fez o seu trabalho direito e estudou o ano inteiro, recomendo que vá diminuindo o ritmo de estudos até sábado. Neste dia, não faça nada e descanse bem. Acredito que os alunos que estudaram e que têm boa formação terão sucesso na Fuvest", afirma o professor.
Quem não estudou, ainda dá tempo?
"A minha dica para aqueles que não se dedicaram aos estudos nesse ano é fazer uma revisão. Veja as matérias que tem mais dificuldade e tente tirar algumas dúvidas. Estudar tudo é bem complicado", aconselha Alessandra Venturi.
A coordenadora também sugere que os estudantes vejam algumas edições anteriores da Fuvest. "A primeira fase do vestibular é igual há algum tempo. Saber como é a prova, os tipos de questões que caem, pode ajudar na hora de fazer o vestibular", sugere.
Para o coordenador Alberto Francisco Nascimento, apenas os candidatos que estudaram mais ou menos durante o ano ainda podem tentar recuperar o tempo perdido. "Aconselho aos estudantes medianos que tirem dúvidas das matérias que têm mais dificuldade. Mas, para aqueles que não estudram nada, acho que o melhor é se conformar que esse ano será difícil ir bem no vestibular. Tente amadurecer para, no ano que vem, estudar bastante", orienta Alberto.
O que fazer no dia da prova?
"Acho que o ideal é chegar com uma hora de antecedência onde vai fazer a prova. Isso é importante para conhecer bem o local e se familiarizar com o ambiente", diz Alessandra.
Com a prova em mãos, tente começar pela matéria que mais gosta. "Sempre oriento os alunos a fazer a prova pela parte que mais gosta, por causa da facilidade. Outra dica, é não ficar muito tempo em uma questão que tenha dúvida. Se não sabe, pule para a próxima e volte depois para a pergunta", comenta a coordenadora.
De acordo com Alberto Francisco Nascimento, além dos estudos em dia, manter a calma e a confiança é o ideal para se fazer uma boa prova. "Também acho muito importante que o estudante aproveite o tempo da prova. Sempre digo para os alunos saírem da sala após as cinco horas de exame", aconselha o coordenador do cursinho Anglo.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem