Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Projeto quer dar mais visibilidade às cientistas brasileiras

A Open Box da Ciência destaca o trabalho de 250 pesquisadoras de cinco áreas de pesquisa

Por Juliana Morales
Atualizado em 13 fev 2020, 17h41 - Publicado em 13 fev 2020, 17h41
 (Trust "Tru" Katsande/Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

A plataforma online Open Box da Ciência foi lançada na última quarta-feira (12). É uma iniciativa da organização Gênero e Número, apoiada pelo Instituto Serrapilheira. Seu objetivo é visibilizar o trabalho da mulher da dentro da ciência a partir de histórias e dados.

Combinando jornalismo de dados e design interativo, foi criada, então, uma cartografia com 250 pesquisadoras. São 50 protagonistas em cinco grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Ciências da Saúde. Para cada pesquisadora mapeada, é possível ter acesso a um artigo relevante da sua produção científica. Além de conhecer o rosto e a história delas em reportagens. 

O levantamento foi feito com dados do Censo da Educação Superior com informações de outras bases de dados oficiais, como a Plataforma Lattes, levando em consideração o número de artigos científicos publicados, prêmios recebidos, eventos organizados pelas cientistas e se estão engajadas em divulgação científica.

A partir da análise desses dados, foram criados conteúdos, que também estão disponíveis na plataforma, mostrando o cenário brasileiro de desigualdade na área de pesquisa. Por exemplo: as mulheres representam 46% das docentes de Ensino Superior, mas apenas 23% delas são pretas e pardas. Apenas 15% de todas as mulheres que pesquisam e também são docentes no Ensino Superior do Brasil têm acesso à bolsa de apoio à pesquisa. 

É uma ótima ferramenta para jornalistas encontrarem bons dados e colocarem mulheres tão capacitadas para falar sobre assuntos de suma importância que envolvem a ciência. E também uma ótima inspiração para você, vestibulanda, universitária. É para sentir muito orgulho da luta feminina na pesquisa. Vale a pena conferir!

Publicidade

Projeto quer dar mais visibilidade às cientistas brasileiras
Universidades
Projeto quer dar mais visibilidade às cientistas brasileiras
A Open Box da Ciência destaca o trabalho de 250 pesquisadoras de cinco áreas de pesquisa

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.