Quais são as diferenças entre Sisu, Prouni e Fies?
Saiba como funcionam esses três programas do governo federal e escolha o que mais combina com seus planos para o futuro

Se você fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já deu um grande passo em direção ao ensino superior! O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) são os três principais programas do governo federal que utilizam a nota desse exame para facilitar o acesso à graduação. Essas iniciativas beneficiam estudantes de todas as regiões do Brasil, são gratuitas e acessíveis, mas cada uma tem objetivos diferentes. O GUIA DO ESTUDANTE te explica o que é cada um deles.
+ A estudante que tirou mil na redação do Enem depois de fazer o exame 7 vezes
Sisu: uma porta de entrada para as universidades públicas
O Sisu é o caminho para quem sonha em estudar de graça em instituições de ensino superior estaduais e federais. Para participar, você precisa ter feito o Enem 2024 e não ter zerado a redação. Ah! E não vale ser treineiro, tem que ter completado o Ensino Médio. Mais um detalhe: não tem limite de renda.
A inscrição deve ser feita no portal de Acesso Único, do dia 17 a 21 de janeiro. Você poderá escolher até dois cursos, com opções de instituição, turno e local.
Calendário do Sisu
- Inscrições: 17 a 21 de janeiro
- Resultados da 1° chamada: 26 de janeiro
- Matrículas: 27 a 31 de janeiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
+ Desempate no Sisu: quem leva a melhor?
Prouni: bolsa para quem estuda em faculdades particulares
O Prouni concede bolsas de estudo, integrais ou parciais (50%), em instituições privadas de ensino superior, utilizando a nota do Enem como critério de seleção. Ele acontece duas vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.
Para participar é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, alcançado uma média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Até 2022, o candidato também deveria ter estudado o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, mas a regra mudou. Agora, egressos de escolas particulares também podem disputar, mas ficam atrás na ordem de prioridade de classificação. Além disso, também devem obedecer aos critérios de renda.
O Prouni estabelece critérios socioeconômicos específicos para selecionar os beneficiados. É necessário comprovar renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa (para bolsa integral) ou até 3 salários-mínimos (para bolsa parcial).
+ Foi mal no Enem? Confira algumas saídas para quem tirou nota baixa
Calendário do Prouni 2025
- Inscrições: 24 a 28 de janeiro
- Resultado da 1ª chamada: 4 de fevereiro
- Comprovação das informações na 1ª chamada: 4 a 17 de fevereiro
- Resultado da 2ª chamada: 28 de fevereiro
- Comprovação das informações na 2ª chamada: 28 de fevereiro a 17 de março
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março
- Comprovação das informações na lista de espera: 1º a 11 de abril
Fies: financiamento para pagar mensalidades
O Fies é um programa que financia cursos superiores em instituições particulares bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O programa permite que você pague a maior parte do curso só depois de se formar, com juros reduzidos. É uma ótima opção para quem deseja estudar em uma instituição privada, mas precisa de apoio financeiro para arcar com as mensalidades.
Para se inscrever é necessário ter participado do Enem a partir de 2010, alcançado pelo menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. Além disso, a renda familiar mensal bruta per capita deve ser de até 3 salários-mínimos (R$ 4.554).
Tem também o Fies Social, voltado para estudantes de baixa renda, que possibilita o financiamento de até 100% do curso, sem custos durante a graduação. Nesse caso, é preciso comprovar renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo (R$ 759).
+ Veja as diferenças do Fies Social e quem pode concorrer
Calendário do Fies 2025
- Inscrições: 4 a 7 de fevereiro.
- Resultados: 18 de fevereiro.
- Início da convocação da lista de espera: 25 de fevereiro.
Qual deles é o melhor para você?
Tudo depende dos seus objetivos e da sua realidade. Se quer estudar em uma universidade pública, o Sisu é o caminho. Precisa de uma bolsa para faculdades privadas? O Prouni é a opção ideal. Mas se a ideia é financiar os estudos e pagar depois, o Fies pode ser sua melhor escolha.
Fique de olho nos prazos de inscrição, nos critérios para participar e organize sua documentação. Por fim, escolha o programa que mais combina com seus sonhos!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.