A segunda fase da Unesp impõe a si mesma um grande desafio: contemplar todas as disciplinas em poucas questões. Como abarcar os tópicos mais essenciais de Geografia em apenas três perguntas? Ou então os de Física, Química? A missão pode parecer quase impossível, mas professores ouvidos pelo GUIA DO ESTUDANTE acreditam que a Unesp chegou lá na edição de 2024.
+ “É possível um futuro off-line?”: o tema de redação da Unesp 2024
“A prova foi bastante abrangente, interessante e bem trabalhada”, avalia Wander Azanha, diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante. Segundo ele, por mais que tenham faltado alguns tópicos importantes, seria “impossível aparecer tudo” em tão poucas questões. Com o que havia disponível, a banca conseguiu fazer uma boa distribuição.
Em Química, por exemplo, as três questões abordavam atomística com estequiometria, equilíbrio químico e química orgânica. “Praticamente uma questão de cada série do Ensino Médio”, analisa Sérgio Paganim, diretor do Curso Anglo.
O GUIA DO ESTUDANTE ouviu professores do Anglo e do Oficina do Estudante e traz uma análise completa da segunda fase da Unesp 2024. Confira.
História
Uma prova na qual os alunos tinham uma boa chance de acerto, mas que precisavam recordar conteúdos específicos da disciplina. Entre os temas cobrados estavam ditadura na Argentina (com referência às mães da Praça de Maio), Poder Moderador no Brasil e até mesmo pré-História – assunto geralmente deixado de lado em outros vestibulares, mas que aparece com alguma frequência na Unesp. Uma prova tranquila e com questões diretas.
Geografia
Uma prova com comandos claros e objetivos, que abrangeu temas principalmente de Brasil e teve nível médio de dificuldade. Entre os temas cobrados estavam população, domínios morfoclimáticos, matrizes energéticas e desastres ambientais. Este último estava associado a um tema de atualidades: as chuvas no litoral norte de São Paulo.
Filosofia e Sociologia
Em Filosofia e Sociologia foram abordados temas clássicos, com algumas questões mais interpretativas e outras que exigiam conhecimento prévio. Entre os assuntos estavam Platão, Aristóteles, Escola de Frankfurt e mito da democracia racial. Segundo os professores, as questões das duas disciplinas apresentaram nível adequado de conhecimento.
Química
Uma prova de nível médio para fácil e bastante abrangente. Em apenas três questões foram abarcados diversos temas ensinados ao longo do Ensino Médio, como equilíbrio químico, pH, química orgânica, estequiometria, tabela periódica e química geral. Destaque para eletroquímica, assunto recorrente mas que não apareceu este ano.
Biologia
Dentro do limite de três questões, a prova de Biologia também foi abrangente. No geral, o item “a” das perguntas pedia uma resposta mais técnica, e o item B uma mais analítica. O tema que mais se destacou foi, de longe, fisiologia animal, mas também foram cobrados conceitos de zoologia, citologia e biologia molecular. Ecologia não apareceu nesta edição.
Física
Em Física, as questões cobraram essencialmente três conteúdos: mecânica, ondulatória e eletrostática. De acordo com os professores, foi uma prova de cobrança adequada e que valorizou o aluno que preparou-se ao longo do ano, sem fugir muito dos temas mais abordados em sala de aula.
Matemática
De nível médio, a prova de Matemática seguiu caminhos mais seguros, cobrando conteúdos tradicionais. Funções trigonométricas, geometria analítica e espacial, além de probabilidade. Uma prova sem grandes dificuldades.
Língua Portuguesa e Literatura
Uma prova tranquila, com questões que cobravam interpretação de texto e outras que exigiam conhecimento gramatical, como voz passiva e processo de formação das palavras.
Inglês
A prova de Inglês da Unesp exigiu o suficiente para um candidato que ingressa na universidade, avaliam professores. Não era necessário um grande domínio gramatical, mas o conhecimento vocabular para interpretar os excertos de texto. As questões foram bastante objetivas.
Colaboraram:
Curso Anglo: Sérgio Paganim, diretor
Oficina do Estudante: Marcus Vinícius de Morais, professor de História; Pietro Escobar, professor de Química; Sarah Franciscangelis, professora de Humanidades; Rafaela Locali, professora de Geografia; Fabio Vilar, professor de Biologia; Márcio Miranda, professor de Física; Fabiano Lopes, professor de Matemática; Isac Silva, professor de Inglês; Liliane Negrão, professora de Gramática e Interpretação de Texto; Wander Azanha, diretor pedagógico.
Calendário completo Unesp 2024
Primeira fase: 15 de novembro
Divulgação da lista de convocados para a segunda fase: 4 de dezembro
Divulgação dos locais de prova da segunda fase: 4 de dezembro
Provas de habilidades específicas: 12 a 16, e 19 a 21 de dezembro (consultar o edital para ver a data de cada curso)
Segunda fase: 10 e 11 de dezembro
Divulgação da lista geral de classificação: 31 de janeiro de 2024
Matrícula Virtual: 1º a 5 de fevereiro de 2024
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.