Nesta segunda-feira (9) o processo seletivo 2012 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) teve 16 questões de disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Para a maioria dos candidatos, inglês foi a matéria mais fácil da prova. “As questões e as respostas eram em português e o texto tinha um vocabulário bem simples”, comentou Denise Miranda, de 17 anos, que prestou Letras.
As questões de humanas não apresentaram grandes dificuldades, exceto por uma que cobrou conhecimentos sobre a história do cultivo do cacau na Bahia. Os estudantes tiveram que responder em que cidade o cultivo começou e qual escritor havia abordado o tema em uma de suas obras. Para Danilo Freitas, que mora no Recife e veio a São Paulo só para prestar vestibulares, o problema é que as pessoas dão pouca atenção à história do Nordeste. “Muita gente achou difícil porque aqui foca-se muito a história do Sudeste. É importante procurar saber sobre as outras regiões”, disse.
– Segundo dia da 2ª fase da Fuvest 2012 tem 8,56% de abstenção
– Confira a correção completa do primeiro dia de provas da 2ª fase da Fuvest 2012
A prova também cobrou um tema da atualidade: a Primavera Árabe. “A questão foi tranquila, quem lê jornal soube responder”, disse Pedro Luis de Almeida, de 16 anos, que está prestando Direito.
Quando perguntados sobre as questões mais complicadas, os candidatos reclamaram de duas questões interdisciplinares de exatas: uma sobre fotossíntese, que cobrava química e biologia. E outra que envolvia física e biologia.
O vestibular da Fuvest termina amanhã (10), quando os candidatos farão a prova de conhecimentos específicos, com 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro questões de cada uma), de acordo com a carreira escolhida.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem