Os candidatos que desejam participar da segunda edição do Sisu 2022 já podem consultar, a partir desta quarta-feira (15) as vagas que serão ofertadas durante o processo seletivo. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a consulta poderá ser feita por meio da página do Sisu, no portal Acesso Único, até o fim do período de inscrições.
Nesta edição, as inscrições abrem no dia 28 de junho e se encerram no dia 1º de julho.
Durante a consulta na plataforma, o candidato conseguirá visualizar a quantidade de vagas ofertadas por modalidade de concorrência em cada curso, turno e instituição. Além disso, poderá acessar o documento de adesão de cada instituição participante, que consta mais detalhes sobre as vagas ofertadas e o cálculo adotado para a nota de corte.
Para participar do programa, que seleciona estudantes para as universidades públicas de todo o Brasil, é necessário ter realizado a edição de 2021 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido nota superior a zero na redação. Confira o edital completo do Sisu 2022/2 aqui.
Sisu
Criado em 2010, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tornou-se a maior porta de acesso às universidades públicas brasileiras. Por meio da nota do Enem, o Sisu seleciona estudantes para quase todas as universidades federais e estaduais do país. Assim como o Prouni, ele também acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. O requisito básico para se inscrever é ter realizado o Enem 2021 e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer.
Não é necessário atender a critérios socioeconômicos para a inscrição no Sisu. O programa, no entanto, reserva uma parte das vagas para egressos de escolas públicas e pessoas pretas, pardas ou indígenas. Para entender melhor como funciona o Sisu acesse este link.
Cronograma Sisu 2022/2
Consulta de vagas: 16 de junho a 1º de julho;
Inscrições: de 28 de junho a 1º de julho;
Resultado da chamada única: 6 de julho;
Matrícula ou registro acadêmico: 13 a 18 de julho;
Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 6 a18 de julho.