Sisu 2024: MEC admite erro na divulgação dos resultados anteriores
Resultados provisórios ficaram no ar por 25 minutos na manhã de 30 de janeiro. Ministério diz que não mudará resultado oficial
O MEC (Ministério da Educação) admitiu ao G1, nesta sexta-feira (2), que houve divulgação equivocada dos resultados do Sisu 2024 por cerca de 25 minutos na manhã de 30 de janeiro. De acordo com a pasta, os resultados eram provisórios e “ainda não homologados”, e “a ocorrência está sendo rigorosamente apurada”.
Apesar disso, o MEC reforçou que o sistema é seguro e, portanto, os resultados oficias não serão modificados. Os candidatos não aprovados, afirmou, podem participar da lista de espera.
A resposta do MEC vem na esteira da reclamação de diversos estudantes, que foram às redes sociais denunciar a mudança nos seus resultados do Sisu ao longo dos últimos dias. Eles relatam que no dia 30 de janeiro acessaram os resultados e haviam sido aprovados no curso de escolha. Depois, os dados foram retirados do ar e, quando voltaram, os mesmos candidatos já constavam como não selecionados.
perdi minha vaga em direito na federal (UFRN). obrigada por ser um lixo SISU, obrigada pelo sonho estragado! sonhei com minha aprovação A TOA. tô devastada! pic.twitter.com/ZrNzyVJcIT
— clarinha (@claralleticia_) January 31, 2024
“O site mostrou que eu não tinha passado na faculdade. Fiquei muito frustrada, tive uma crise de ansiedade e só consegui controlar por meio de remédios”, afirmou a estudante Khauany Freitas, de 18 anos, ao G1.
Os relatos repetem-se em diferentes regiões do Brasil e entre aprovados de diversos cursos, como Direito, Medicina, Engenharia e Tecnologia da Informação.
Outros candidatos que já constavam como não selecionados na manhã de 30 de janeiro, mas ocupavam melhores posições na lista de espera, também viram seus nomes “cair” no ranking. “Minhas chances diminuíram exponencialmente. A lista de engenharia elétrica não costuma ‘rodar’ tanto. Dá um sentimento de frustração: recebi uma injeção de expectativa e depois perdi tudo”, contou Pedro Lora, de 19 anos, ao G1.
O Ministério da Educação não respondeu se alguma medida será tomada para reparar os candidatos afetados pela mudança.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.