O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), novo programa do governo federal que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preencher vagas em cursos técnicos, já contabilizou 100.204 candidatos até as 19h45 desta terça-feira (6), primeiro dia de inscrição (que deve ser feita apenas na internet). Como cada candidato pode fazer duas opções, o sistema recebeu 184.189 inscrições.
>> Faça sua inscrição no Sisutec
A seleção será feita com base na nota do estudante no Enem de 2012. Estão sendo oferecidas 239.792 vagas em 117 cursos com duração de 800 a 1,2 mil horas em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Só participam do Sisutec instituições com indicadores positivos no Ministério da Educação.
Tipos de cursos
Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de Técnico em Informática (23 mil), Técnico em Enfermagem (14 mil), Técnico em Logística (13 mil), Técnico em Segurança do Trabalho (13 mil) e Técnico em Redes de Computadores (11 mil). Os estados onde há maior oferta são São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), Paraná (17 mil) e o Distrito Federal (8 mil).
Estudantes de rede pública
Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas.
Resultado
Serão duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 14 de agosto, com matrícula nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20. O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem