Tá sabendo? Vestibular da Unicamp será aplicado em novo horário
Prova será aplicada em horário inédito e candidato deve se preparar para evitar atrasos
Vai prestar o vestibular da Unicamp 2025? Neste ano, a prova, que é a principal porta de entrada para a Universidade Estadual de Campinas, tem uma novidade para os candidatos. Ao contrário dos últimos anos, tanto a prova da 1ª quanto as da 2ª fase serão aplicadas pelo período da manhã. O novo horário de aplicação será válido em todas as cidades que aplicam o exame.
De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), as provas serão iniciadas às 9h da manhã. Os portões, por sua vez, serão abertos uma hora antes, às 8h – sempre, claro, no Horário de Brasília.
Em todos os dias de aplicação de prova, os candidatos terão cinco horas para a realização da prova. Sendo assim, entre as 9h e 14h. Não há intervalos ou horas adicionais.
Horários Unicamp 2025
- Abertura dos portões: 8h
- Início das provas: 9h
- Fim das provas: 14h
+ Os cursos da Unicamp que estão entre os melhores do mundo
Dicas para não se atrasar
Com o novo horário, é preciso tomar cuidado para evitar atrasos. Uma dica é sair de casa com uma boa margem de antecedência, para, caso ocorram imprevistos, não haja impeditivos para a realização do exame – que não admite atrasados.
Sendo assim, antes da prova, já deixe separado tudo que é preciso levar no dia:
- Documento de identidade original indicado na inscrição
- Caneta de cor preta em material transparente;
- Lápis preto;
- Borracha;
- Régua transparente;
- Compasso;
- Água, refrigerante, suco, doces, balas e outras comidas leves.
Outra dica importante é, se possível, conhecer o local de prova antes do dia de aplicação. Calcule quanto tempo se leva para chegar até o local. Veja as linhas de ônibus disponíveis nos arredores, ou faça uma simulação de quanto sairia uma corrida com motoristas de aplicativo (mas saiba que pode haver congestionamento no dia).
Pode parecer exagero, mas tudo isso afasta as chances de ocorrer atrasos e lhe garante um sentimento maior de confiança para a prova.
+ Unicamp 2025: livros que são leitura obrigatória no vestibular
Como é a prova da Unicamp 2025?
A primeira fase do vestibular da Unicamp é composta de 72 questões de múltipla escolha divididas em Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Inglês, Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Há quatro alternativas por questão.
A prova da Unicamp costuma ser abrangente e contextualizada, cobrando os principais conteúdos do Ensino Médio de forma equilibrada, sem priorizar temas específicos.
Já a segunda fase é aplicada em dois dias consecutivos, com 30 questões dissertativas no total, além de uma redação.
+ Unicamp: temas de redação e gêneros textuais que já caíram na prova
O primeiro dia inclui questões de Língua Portuguesa e Literatura, interdisciplinares de Inglês e Ciências da Natureza, e uma redação. No segundo dia, há uma prova comum de Matemática e Ciências Humanas, variando o número de questões de Matemática conforme o curso, e provas específicas para cada área de conhecimento
Esta fase exige habilidades analíticas e interpretativas, e os candidatos devem responder de forma precisa ao que é solicitado. Estudantes com bom hábito de leitura e capacidade de conectar diferentes conteúdos tendem a se sair melhor.
Cronograma Unicamp 2025
Pedido de isenção da taxa: de 13 de maio a 7 de junho
Resultado do pedido de isenção: 30 de julho
Inscrição no vestibular: de 1 a 31 de agosto
Primeira fase: 20 de outubro
Segunda fase: 1 e 2 de dezembro
Prova de Habilidades Específicas (Música): setembro
Prova de Habilidades Específicas (demais cursos): dezembro
Divulgação do resultado: 24 de janeiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.