A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), entidade que representa os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante e preparatório, promoverá, entre 15 e 18 de janeiro, o 1º Encontro Nacional de Grêmios Estudantis. O evento será realizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Cerca de 2 mil estudantes, que representam mais de 800 grêmios estudantis de diversos estados do Brasil, entre eles Acre, Rondônia e São Paulo, vão se reunir para discutir questões que permeiam a vida dentro das escolas, como a homofobia, o racismo e a falta de investimento.
De acordo com o assessor do evento, Rafael Minoro, ao final do encontro os participantes farão um documento que será entregue para a presidente do Brasil Dilma Roussef. "Serão feitos debates que terão como finalidade a criação de um documento com as principais reivindicações dos grêmios. Sei que cada cidade terá o seu problema, mas com certeza existirão temas comuns, como a falta de vagas ou a de estrutura dentro da escola", diz Rafael Minoro.
O 1º Encontro Nacional de Grêmios é uma atividade integrada à 7ª Bienal da União Nacional dos Estudante (UNE) que também acontecerá no Rio de Janeiro, entre 18 e 23 de janeiro.
A bienal, que este ano tem como tema "Brasil no estandarte, o samba é meu combate", é o maior evento estudantil da América Latina e pretende reunir, neste ano, mais de 10 mil estudantes de todas as regiões do país e do exterior.
As inscrições para o 1º Encontro Nacional de Grêmios pode ser feita pelo site da Ubes. A taxa de inscrição é de R$ 25 para as atividades da Ubes e R$ 65 para as atividades da Ubes e da bienal. LEIA TAMBÉM– Notícias de vestibular e Enem