No próximo domingo (17), duas universidades públicas aplicam as provas de seus processos seletivos seriados para ingresso em 2016. No Paraná, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza seu Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2015 nos municípios de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Já em Minas Gerais, cerca de 23,8 mil pessoas são esperadas para o exame do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2016 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
UEM
As provas do PAS 2015 da UEM acontecem das 13h50 às 19h em dez municípios paranaenses. Na ocasião, todos os inscritos deverão elaborar uma redação e responder a 40 questões de disciplinas relativas ao ano que cursam no ensino médio. Os candidatos da terceira etapa, além disso, encaram uma prova específica com duas matérias escolhidas de acordo com sua opção de curso.
O acesso às salas será permitido a partir das 13h20, mediante apresentação de documento de identidade original com foto. A universidade recomenda que os participantes estejam em seus locais de prova com uma hora de antecedência. Nesta edição, o vestibular seriado da UEM oferecerá 750 vagas para ingresso em 2016.
UFJFJá o Pism 2016 da UFJF se inicia no domingo e se estende até segunda-feira (18). No primeiro dia, os inscritos na primeira e segunda etapa deverão responder a questões objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Geografia. No segundo dia eles encaram as avaliações de Literatura, Biologia, Física e História. O cronograma de provas dos participantes da terceira etapa inclui, também, conteúdos de Sociologia e Filosofia.
Para ter acesso a sala é obrigatório apresentar documento de identidade e Comprovante Definitivo de Inscrição. Nesta edição do processo seletivo, a UFJF oferece 1.161 vagas em 59 cursos no campus de Juiz de Fora e outras 250 em dez opções de carreira em Governador Valadares. O resultado final será publicado em 1º de fevereiro.
LEIA MAIS– Notícias sobre vestibular e Enem