A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgouo edital do vestibular 2013. As inscrições terão início em 13 de agosto e se encerrarão às 17h de 10 de setembro. A taxa será de R$ 100. Será necessário também participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a uma vaga na UFMG.
Serão oferecidas 6.430 vagas em Belo Horizonte e 240 em Montes Claros, totalizando 6.670 vagas.
A seleção da UFMG é feita em duas fases. Na primeira etapa é considerada a pontuação do estudante no Enem, que a partir desse ano será calculada com outro método, descrito no edital do vestibular da UFMG. A prova será aplicada em 3 e 4 de novembro. Já a segunda fase, com as questões dissertativas e direcionadas de acordo com a área do candidato, será realizada entre 13 e 20 de janeiro de 2013. Mudanças no cálculo de bônus
A UFMG anunciou, no último dia 4, que irá mudar o cálculo para a concessão de bônus sociorracial no vestibular 2013. Os candidatos que cursaram os últimos sete anos no ensino público passam a receber 5% de acréscimo em sua nota – metade do que era concedido até então – na primeira fase (a universidade usa o Exame Nacional do Ensino Médio nessa etapa). Quem, além disso, se autodeclarar negro ou pardo terá acréscimo de 7,5% (pelo sistema antigo, o bônus podia chegar a 15%).
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem