UFMG não aplicará mais vestibular tradicional e usará Sisu para seleção de alunos
Mudança começa a valer a partir deste ano
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou, em nota, que passará a fazer a seleção de novos estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, no final da tarde de terça-feira (19).
– Veja como funciona o Sisu passo a passo
– UFSJ adere ao Sisu e extingue vestibular tradicional
A mudança começa a valer já no vestibular deste ano. De acordo com o reitor Clélio Campolina, a troca do vestibular tradicional pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já era estudada há três anos. "O Brasil estava atrasadíssimo em relação a países como Estados Unidos e os da Europa, que há muito adotam sistema de avaliação do Ensino Médio", afirmou.
Cotas e provas de habilidades específicas
O sistema de cotas da UFMG não sofrerá mudanãs com a adesão ao Sisu. Para o reitor, o sistema tem seleção democrática. "Elimina custos para os candidatos e oferece igualdade de oportunidades a todos", completa Campolina.
Para os estudantes que quiserem fazer os cursos de Dança, Música e Teatro, a seleção será feita por editais específicos, pois os cursos exigem provas para identificar as habilidades dos candidatos. “Os candidatos fazem o Enem e depois a prova de habilidades”, explicou o reitor.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem