A Universidade de Brasília está com inscrições abertas, até o dia 6/12, para o vestibular 2020 via Enem. Para se inscrever, os candidatos precisam apenas ter feito o Enem 2019, aplicado nos últimos dias 3 e 10, e manifestar interesse em participar da seleção no site do Cebraspe. A inscrição é gratuita.
As 2112 vagas ofertadas neste processo eram destinadas, até o ano passado, ao Sisu, mas a UnB anunciou em julho que deixaria de participar do sistema por incompatibilidade de calendários. Na prática, o novo vestibular via Enem vai funcionar de forma muito parecida com o Sisu, apenas em uma plataforma diferente.
Alguns pré-requisitos para participar, inclusive, serão mantidos: é preciso ter alcançado no mínimo 350 pontos em cada área do conhecimento e 400 na redação. Isso não é, no entanto, um impeditivo para a inscrição no processo, já que as notas do Enem só serão divulgadas em janeiro. O que acontece é que, quando tiver acesso às notas via MEC, a UnB vai desconsiderar a candidatura dos candidatos que não alcançaram essa pontuação mínima.
A distribuição das vagas em três categorias (ampla concorrência, PPI e egressos de escolas públicas) também será mantido nesta seleção.
Além do vestibular via Enem, a Universidade de Brasília também destina algumas vagas ao vestibular tradicional e ao Programa de Avaliação Seriada (PAS). Outras informações podem ser conferidas no site da UnB.