UnB deixará de adotar Sisu como forma de ingresso em 2020
A nota do Enem, no entanto, continuará sendo usada no novo processo seletivo
A Universidade de Brasília (UnB) anunciou que deixará de adotar o Sisu (Sistema de Seleção Unificado) como forma de ingresso na universidade a partir do próximo ano. As notas do Enem, no entanto, ainda poderão ser usadas caso o candidato opte por ingressar por meio da modalidade que substituirá o Sisu.
A partir de 2020, o candidato poderá ingressar na universidade por meio de um dos seguintes processos:
- PAS: É o vestibular seriado da UnB, em que os alunos prestam uma prova ao final de cada ano do Ensino Médio e optam definitivamente pelo curso ao final do terceiro. Assim como nos anos anteriores, o PAS continuará oferecendo 50% das vagas anuais da universidade. A mudança a partir do ano que vem é que o candidato não poderá alterar mais sua opção de curso depois de escolhida – possibilidade oferecida desde 2016.
- Vestibular: O vestibular tradicional da UnB continua da mesma forma que era: 25% das vagas anuais e provas elaboradas e aplicadas pela própria universidade. A única alteração é a mesma do PAS: a impossibilidade de mudança de curso durante o processo.
- Enem: O ingresso que antes era pelo Sisu, agora será realizado a partir de um edital lançado pela própria UnB. A seleção deve acontecer em um processo anterior ao Sisu e será gratuita, uma vez que o candidato já terá pago para realizar o Enem. O percentual de vagas oferecidas será de 25% do total anual.
Segundo a UnB, os motivos da mudança são a incompatibilidade entre o calendário do Sisu e o da universidade, além da baixa adesão de candidatos à modalidade e os altos índices de desistência desses ingressantes ao longo do curso. A taxa de permanência dos candidatos aprovados pelo Sisu costumava ser 20% menor que a dos ingressantes pelo PAS ou pelo vestibular.
A UnB ainda não divulgou o novo edital.