Unesp 2021: confira o gabarito oficial do primeiro dia de prova
No sábado (30), alunos dos cursos das áreas de Biológica realizaram a prova da primeira fase
No sábado (30), alunos dos cursos das áreas de Biológica realizaram a prova da primeira fase da Unesp 2021. Os candidatos responderam, em cinco horas, 90 questões de conhecimentos gerais, no formato múltipla escolha.
Confira o gabarito oficial da primeira prova da Unesp 2021.
Análise do primeiro dia de prova
De acordo com Daniel Perry, diretor do Curso Anglo, a primeira prova da Unesp teve um nível de dificuldade de médio para difícil. “Foi trabalhosa, exigia uma leitura muito atenta do enunciado”.
Assim, como nos últimos anos, Perry conta que o primeiro dia da primeira fase apresentou como característica marcante a interdisciplinaridade. Nesse sentido, ele destaca a prova de Biologia, que cobrou conhecimento sólido do candidato e apresentou questões que interagiam com Português, Física, Química e Matemática.
Português
No âmbito da interdisciplinaridade, outra matéria que se destacou foi Português. O nível de dificuldade, segundo Perry, foi de médio para difícil, principalmente, por conta dos textos que compunham as questões, que eram difíceis e exigiam uma leitura rigorosa, além de apresentar um vocabulário mais sofisticado.
História
Com nível médio, a prova de História trouxe uma boa variedade de fontes e também interagiu com outras disciplinas como Sociologia, Filosofia, Português, Artes e até Matemática, ao cobrar um cálculo matemático simples.
Matemática
Em relação à Matemática, Altair, professor da Oficina do Estudante, diz que a prova foi considerada de dificuldade média “por ter sido integralmente contextualizada e, justamente, por ter questões interdisciplinares”.
“Para resolver as questões o aluno precisava de muita atenção na leitura, interpretar os enunciados e fazer uma boa análise de gráficos e tabelas”, afirma o professor. Alguns dos temas que apareceram foram porcentagem, probabilidade, trigonometria, geometria plana e razão e proporção.
Física
A parte de Física também dialogou com outras disciplinas e teve dificuldade média. Termodinâmica, calorimetria, balística, ótica, eletrodinâmica e cinemática foram alguns dos assuntos cobrados.
Segundo dia
A aplicação da primeira fase da prova foi dividida em dois dias para evitar a aglomeração de candidatos e promover um distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro entre cada carteira. Neste domingo é a vez dos candidatos dos cursos de Exatas, de Humanas e dos treineiros.
A prova inicia a partir das 14h, horário em que os portões se fecham. Os candidatos podem começar a sair do exame a partir das 17h. A organização indica que os estudantes devam chegar no seu local de prova no horário indicado em sua inscrição. A escala de entrada organizada compreende a entrada de candidatos nas salas a cada 30 minutos, de maneira que evite aglomerações na porta.
O candidato deve levar para a prova documento de identidade original com foto, caneta esferográfica de material transparente preta, régua transparente, uma máscara extra e um saco plástico para descartar a máscara usada.
Resultado
A lista de aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 17 de fevereiro. A prova, composta apenas por questões objetivas, acontecerá no dia 28 de fevereiro. O resultado final do processo sairá em 19 de março, a partir das 10h.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.