A edição 2021 do vestibular que oferta vagas para a Universidade Estadual Paulista (Unesp) acontece em dois dias: sábado (30) e domingo (31). Assim como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a aplicação da primeira fase da prova foi dividida. A decisão é uma forma de evitar a aglomeração de candidatos e promover um distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro entre cada carteira. Neste ano, 80.474 estudantes disputam 7.630 vagas.
Medidas de segurança
A quantidade de salas disponíveis para a aplicação da prova aumentou 166% em relação ao ano passado. Ao todo, a universidade disponibilizará 5.228 salas espalhadas por 35 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. De acordo com os dados divulgados, cada sala contemplará apenas 15 candidatos.
O uso de máscara é obrigatório e será disponibilizado álcool em gel nas instalações. É permitido levar lanches e bebidas leves. Na aplicação de sábado, prestam apenas os candidatos dos cursos das áreas de Biológica. No domingo, é a vez dos inscritos em cursos de Exatas, de Humanas e dos treineiros.
Para evitar aglomerações na entrada, o que acabou acontecendo nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Vunesp estabeleceu uma escala de horários para a entrada dos candidatos nas salas: de 30 em 30 minutos. O horário que cada inscrito deve chegar no prédio de aplicação está disponível para consulta junto com o local de prova.
Quem contrair ou apresentar sintomas de coronavírus não deve comparecer à prova. Não havendo nenhuma reaplicação prevista para o exame, a Vunesp, entretanto, garante o reembolso do valor da inscrição.
Prova e horários
A prova da Unesp tem 5 horas de duração e se inicia a partir das 14h, horário em que os portões se fecham. Os candidatos podem começar a sair do exame a partir das 17h. A organização indica que os estudantes devam chegar no seu local de prova no horário indicado em sua inscrição. A escala de entrada organizada compreende a entrada de candidatos nas salas a cada 30 minutos, de maneira que evite aglomerações na porta.
O candidato deve levar para a prova documento de identidade original com foto, caneta esferográfica de material transparente preta, régua transparente, uma máscara extra e um saco plástico para descartar a máscara usada.
A prova é composta por 90 questões de conhecimentos gerais. São no formato múltipla escolha, e cada uma tem cinco alternativas de resposta. “São apenas 3 minutos disponíveis para resolver cada questão. Por isso, é uma prova que exige bastante atenção do aluno em relação ao tempo total de duração”, afirma o coordenador do Curso Poliedro, Vinicius de Carvalho Haidar. Serão 30 questões para cada uma das seguintes áreas.
- Linguagens e Códigos: língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte;
- Ciências Humanas: história, geografia, filosofia,
- Ciências da Natureza e Matemática: biologia, química, física e matemática.
A lista de aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 17 de fevereiro. A prova, composta apenas por questões objetivas, acontecerá no dia 28 de fevereiro. O resultado final do processo sairá em 19 de março, a partir das 10h.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.