Unesp tem recorde de inscritos para o vestibular 2016
Em 2015, quase metade dos ingressos vieram de escolas públicas
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira (19) o número de inscritos para o processo seletivo de 2016. Os 103.677 vestibulandos que prestarão a primeira fase da prova compõe o maior índice da história do exame, realizado desde 1980 pela Fundação Vunesp. Neste ano, a oferta é de 7.355 vagas em 176 opções de cursos, localizadas em 23 cidades.
Em 2015, cerca de 3.300 alunos que estudaram em escolas públicas conseguiram ingressar na Unesp. Para o ano de 2016, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 35% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio no em colégios da rede municipal ou estudal. A previsão é de que, até 2018, 50% dos estudantes que entrarem na instituição venham do ensino público.
Há alguns anos a Unesp e a Vunesp, em convênio com a Secretaria da Educação, executam o Programa de Divulgação do Vestibular Unesp e Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade: professores da Unesp vão às escolas públicas conversar com os alunos do Ensino Médio sobre a universidade e seu vestibular. Os alunos ingressantes vindos de escolas públicas e/ou de baixa renda podem contar com os inúmeros programas de apoio à permanência estudantil: moradia estudantil, bolsas de auxílio manutenção, dentre outras.
As provas
O exame da Unesp é aplicado em duas fases. A primeira etapa será realizada no dia 15 de novembro, em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). A partir do dia 26 de outubro, os candidatos poderão consultar a convocação para a primeira fase. A segunda etapa será aplicada nas mesmas cidades, nos dias 13 e 14 de dezembro.
LEIA MAIS– Notícias sobre vestibular e Enem