Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Unicamp 2023: 1º dia da segunda fase tem menor abstenção em 15 anos

Apenas 7,6% dos candidatos aprovados para a segunda fase não compareceram à prova; na edição passada, o índice foi de 12,7%

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 11 dez 2022, 19h53 - Publicado em 11 dez 2022, 19h23
Fotografia foca em parte de uma sala de aula de aplicação de prova. São jovens sentados em carteiras, concentrados e escrevendo em suas provas. São brancos e aparentam ter em torno de 18 e 20 anos.
 (Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp/Divulgação)
Continua após publicidade

A Comvest realizou, neste domingo (11), o primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular 2023 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A etapa deu largada com um recorde positivo: a menor taxa de abstenção nos últimos 15 anos. Ao todo, dos 12.708 candidatos que haviam sido convocados para a segunda fase, apenas 969 não compareceram à aplicação neste primeiro dia – uma abstenção de 7,6%.

Na edição passada, o índice de abstenção no primeiro dia da segunda fase foi de 12,7%. Segundo a Comvest, responsável pela organização do vestibular, a média dos últimos dez anos gira em torno de 11%.

O diretor da comissão, José Alves de Freitas Neto, atribui o baixo índice de faltas à mudança da segunda fase do vestibular para dezembro. Até o ano passado, esta etapa ocorria em janeiro – como ainda ocorre com a Fuvest.

”Mesmo com o cansaço dos candidatos e candidatas, eles ainda estão mobilizados tanto pelas atividades escolares, como por outros exames. A prova no mês de janeiro favorece uma abstenção maior. Nesse sentido, consideramos acertada a decisão de trazer a aplicação da segunda etapa para dezembro”, avalia Freitas Neto.

Este ano, a Unicamp trouxe como temas de redação o armamento e o racismo nas escolas. Os candidatos deveriam escolher um dos temas, que pertenciam aos gêneros “texto de convocação” e “depoimento”. Confira a análise dos temas aqui.

Continua após a publicidade

Na quinta-feira (15), a Comvest deve divulgar quais eram as respostas esperadas pela banca nas provas de segunda fase. Até lá, os candidatos podem acompanhar a correção extraoficial de cursinhos pré-vestibular.

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Unicamp 2023: 1º dia da segunda fase tem menor abstenção em 15 anos
Universidades
Unicamp 2023: 1º dia da segunda fase tem menor abstenção em 15 anos
Apenas 7,6% dos candidatos aprovados para a segunda fase não compareceram à prova; na edição passada, o índice foi de 12,7%

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

descricao tela de bloqueio anual

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup