Localizado no Centro de Portugal, o Instituto Politécnico de Leiria está com oportunidades abertas para alunos brasileiros que desejam estudar no país. A instituição, que está na lista de universidades portuguesas que aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso, tem bolsas de estudo para graduação e pós-graduação. Os alunos interessados devem se inscrever no site da instituição anexando o resultado do exame ou, no caso da pós-graduação, histórico escolar e profissional.
Estudantes brasileiros podem ingressar no programa de três formas distintas: através da Bolsa Mérito, que analisa as médias obtidas no exame para ingresso no Ensino Superior, no Ensino Médio ou nas notas da graduação; através da Bolsa de Cooperação para o Desenvolvimento, exclusiva para candidatos de países de língua portuguesa; e através da Bolsa de Tecnologia, destinada a alunos de Biotecnologia, Engenharia da Energia e do Ambiente, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Civil.
A bolsa prevê desconto de 50% no valor total da anuidade do curso pretendido. Dessa forma, alunos internacionais, que desembolsam uma média de 3 a 4 mil euros por ano para estudar no país, pagam entre mil e 2 mil euros – valor similar, e em alguns casos inferior, ao desembolsado por alunos portugueses e demais nacionalidades da União Europeia.