Uso incorreto de bolsas e mochilas pode causar danos à coluna
Fardo pesado demais? Veja como não correr riscos para suas costas
De cada três brasileiros, um sofre de dores nas costas. Essa é a conclusão de pesquisa realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública, instituição vinculada à Fiocruz. Segundo o estudo, 36% das pessoas com mais de 20 anos são afetadas por problemas na coluna, a dor crônica mais comum entre os brasileiros.
Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem números ainda mais preocupantes: 80% da população mundial sofrerá com problemas nas costas em algum momento da vida. Além da postura, um grande vilão para os jovens que fazem parte dessa estatística é o peso que carregam nas mochilas.
Quando extrapolam o peso ideal – 10% do peso do jovem segundo a OMS -, as mochilas podem causar desde leves dores nas costas até tensões musculares e desvios na coluna. Mas não é apenas o volume que deve ser motivo de atenção dos alunos: o modelo também influi bastante.
De acordo com Decio Cerqueira de Moraes Filho, docente e chefe da disciplina de Traumatologia da Faculdade de Medicina de Marília (SP), os piores tipos de mochilas são aquelas com tira unilateral – no estilo de bolsa -, pois elas “forçam a coluna para um dos lados do corpo”.
Para que o jovem tenha uma experiência escolar que não lhe traga riscos à coluna, Decio sugere que o aluno observe a distribuição do peso. “A sugestão é a compra de uma mochila com um modelo que distribua equilibradamente o peso, com tiras acolchoadas e acolchoamento posterior, onde há o contato com a coluna”, diz.
O GUIA formulou seis itens que devem ser considerados:
- Tamanho: nem muito maior e nem muito menor que as costas do aluno
- Peso: não ultrapassar 10% do peso do jovem. Se ele tem 60 quilos, a mochila pode ter, no máximo, 6 quilos
- Modelo: o mais recomendado é aquele com alças duplas, que se apóiem em ambos os ombros. Isso divide o peso igualmente.
- Posição: a mochila deve ficar apoiada à região torácica, nunca pendurada na região lombar.
- Distribuição de volume: livros mais pesados devem ficar mais próximos das costas.
- Quantidade de material: levar para a escola estritamente o necessário é uma atitude que fará bem às costas. Deixe os livros que não for usar em casa.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem