A Universidade Estadual Paulista (Unesp) tem um dos vestibulares com maior número de candidatos do país e, como as outras duas universidades estaduais, fortaleceu suas políticas de inclusão.
Alguns cursos são muito procurados, como é o caso de Medicina, em Botucatu, com 311 candidatos por vaga. Mas você sabe como são dadas as notas e como é a passagem da prova da primeira fase, que acontece nesta sexta-feira (15)?
Segundo informações da assessoria de imprensa da Vunesp, que produz a prova, a Unesp procura dar maiores chances aos candidatos e não adota uma regra padrão para passar do provão da primeira fase para a segunda, como em outros vestibulares.
Em um curso muito concorrido, mais candidatos passarão do que a proporção nos menos concorridos. Segundo a Vunesp, a média (portanto, para a maioria dos cursos) tem sido de 5 a 6 candidatos por vaga disputando a segunda fase, mas o edital define que “o número total de candidatos selecionados para a segunda fase será igual a até 10 vezes o número de vagas oferecidas“, ou seja, até 10 candidatos por vaga na segunda fase. A aprovação para a segunda fase ocorre apenas com a nota da prova da primeira fase, sem notas das provas do Enem.
Veja agora como se dá a nota final do vestibular da Unesp:
Cálculo da nota, sem Enem – A prova da primeira fase, com 90 questões, vale 100 pontos. Essa nota será somada à da segunda fase, que também vale 100 pontos. A média entre ambas será a nota final.
Com a nota do Enem – A nota do Enem vale 20% da nota final da primeira fase da Unesp, alterada, para isso, da base 1000 do Enem para a base 100, utilizada pela Unesp. O cálculo é feito de forma a favorecer um pouco mais o candidato que tirou nota maior no Enem do que na prova da Unesp. A nota da Unesp é multiplicada por 4, e a nota do Enem (reduzida da base 1000 para a base 100) é somada. O total é dividido por 5. Se a nota no Enem foi menor que na primeira fase da Unesp, ela é desconsiderada.
Veja como isso ajuda, com o exemplo de um candidato que tirar 80 no Enem e tirar 60 na Unesp. A conta será 60 x 4 = 240 + 80 = 320. Dividindo 320 por 5 sua nota sobe para 64. Na prova para Medicina, com 312 concorrentes por vaga, isso eliminará muita gente. Essa nota 64 será somada à da segunda fase, para dividir por dois e tirar a nota média final.
Boa sorte!