Todo ano, os professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comentam as provas do vestibular. O objetivo é mostrar aos alunos exemplos do que é certo e do que é considerado errado na redação. Fugir do tema proposto e fazer um gênero diferente do exigido são motivos que podem levar um texto a anulação. A prova da primeira fase acontece no próximo domingo, 11 de novembro, às 13h.
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A Unicamp cobrará do estudante, este ano, apenas dois textos, diferente do vestibular 2012, em que eram exigidos três. Confira uma das propostas de redação abordada no ano passado e alguns textos corrigidos:
Proposta de redação
Exemplo de redação acima da média
Comentário dos professores: Nesse texto, a situação é bem caracterizada desde as primeiras linhas. Além de ficar claro que seu autor é um representante dos alunos que se dirige aos pais, professores e à direção da escola, o evento também é imediatamente identificado. O texto também ganha em qualidade por abordar de maneira clara os dois lados do problema, pois reconhece que a atitude dos alunos exigia uma medida corretiva, mas discorda da que foi adotada. A partir daí, todo o seu desenvolvimento será no sentido de afirmar as liberdades individuais e a necessidade de exercê-las adequadamente, atribuindo à escola o papel de educar seus alunos para isso. O texto não se limita, assim, a protestar contra a punição, mas afirma sua pouca eficácia e propõe alternativas a ela, o que torna mais convincente a convocação que faz a toda a comunidade no sentido de buscar uma solução que leve em consideração o ponto de vista de todos os seus membros.
Exemplo de redação abaixo da média
Comentário dos professores: O texto não identifica o evento que levou a direção da escola a monitorar o que seus alunos postam nas redes sociais. Essa deficiência é agravada porque, em lugar de se posicionar como aluno de uma escola que pratica esse monitoramento, o autor parece falar em nome de um grupo maior (que, no entanto, não é explicitado), pois seu protesto é contra o fato de “algumas escolas” estarem punindo seus alunos pelo que publicam nas redes. O desinteresse que ele demonstra pela escola (“além de nos privarmos de muita coisa em horário de aula”) não o habilita, contudo, a falar em nome desse grupo. Por fim, embora haja uma precária caracterização do texto como manifesto, não fica claro a quem esse manifesto se dirige, pois a convocação expressa no último parágrafo se utiliza apenas do tratamento genérico de “senhores”, sem especificar quem seriam essas pessoas.
Exemplo de redação anulada
Comentário dos professores: O primeiro problema que se constata nesse texto é a falta de referência ao evento que levou a escola a monitorar a participação dos alunos nas redes sociais. Embora o autor até utilize a palavra monitoramento, não especifica do que se trata, mas apenas sugere ser algo que os alunos praticam fora da escola, o que não chega a ser suficiente para caracterizar o acontecimento. A mesma falta de clareza se nota em relação aos interlocutores a quem o texto é endereçado. Apesar de o texto se iniciar com a locução “prezados senhores”, não fica claro quem são esses senhores. Além disso, ao terminar com um “atenciosamente”, tem-se a impressão de que o candidato produziu uma carta e não um manifesto (embora não se possa dizer com certeza a quem tal carta foi endereçada). Essa deficiência na caracterização do gênero é reforçada pela falta de um apelo à comunidade escolar para que apoie os pontos de vista dos alunos.
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