Yale faz parceria com a Capes e oferece 10 bolsas de doutorado para 2020
A universidade americana é uma das mais prestigiadas do mundo
A Universidade de Yale, uma das célebres integrantes da Ivy League, oferecerá uma oportunidade única para pesquisadores brasileiros no ano que vem. A partir de uma parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a universidade americana vai disponibilizar 20 bolsas de doutorado na área de Ciências Biológicas para o segundo semestre de 2020, com duração de até seis anos. As inscrições já estão abertas e vão até 1º/11.
Além da bolsa mensal paga aos pesquisadores, a Capes também vai arcar com os custos da viagem (passagem aérea e instalação). Segundo a coordenação, entre os objetivos do programa está “a maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira”. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a subárea que mais se adeque ao campo que estuda ou pretende aprofundar no doutorado. Entre elas estão Bioquímica, Biologia Quantitativa, Biofísica, Imunologia e outras que podem ser conferidas no site da Capes.
Para participar do programa, é necessário preenchimento de um formulário online e anexação de uma série de documentos previstos no edital até 1º/11. Até cinco dias depois, todos os candidatos saberão quantas pessoas prestaram o processo.
Em 15/12, a Capes divulgará os candidatos pré-selecionados que poderão se inscrever, então, na Yale. O resultado definitivo só sai em 28/2/2020, depois das etapas de inscrição e entrevistas com representantes do corpo docente da universidade americana. As aulas começam em agosto do ano que vem.