Candidatos publicam fotos e comentam prova do Enem 2013 em redes sociais
MEC alertou que publicação de fotos da prova são ilegais e que candidatos serão eliminados do exame
O edtial do Enem alertou e o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, reiterou um dia antes da prova que os candidatos que tirassem fotos ou comentassem a prova de dentro do Enem seriam eliminados do exame. Mas, apesar dos avisos, muitos estudantes preferiram desafiar a segurança da prova.
Poucos minutos após o início do exame, alguns candidatos usaram suas contas da rede social Instagran para publicar fotos da prova, dentro da sala onde fazem o exame. Outros, usaram contas no twitter para falar sobre a prova.
Foto retirada de rede social de candidata mostra a prova do Enem 2013
Candidata posta em sua conta no Instagram foto da prova do Enem 2013
Na sexta-feira (25), em uma coletiva sobre o Enem 2013, o ministro da Educação foi reforçou que o candidato que postasse fotos ou mensagens em redes sociais no local de prova do Enem seria eliminado. Uma equipe do ministério vai monitorar redes como o Twitter e o Facebook.
No exame de 2012, 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens na internet, como caderno de provas e do cartão de resposta. Segundo o ministro, foram identificados inclusive aqueles que usavam pseudônimos.
Para evitar cair em tentação de usar o celular, ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, o candidato receberá no local de prova um envelope com lacre para guardar os pertences. Quem estiver com celular, deverá desligá-lo e colocá-lo no envelope, que ficará embaixo da carteira durante toda a prova.
Segundo a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o instituto está monitorando as redes sociais e os candidatos que postaram fotos da prova já estão sendo identificados e serão eliminados do exame nacional. Até o momento, o Inep não informou quantos foram os estudantes identificados.
LEIA MAIS
– Notícias do Enem